É importante ficar atento ao time, observar sinais e entender os interesses profissionais e pessoais de cada funcionário
Por Alessandra Zanotti
Você pode fazer de tudo para engajar e contribuir para o desenvolvimento da equipe. Mas mudar de empresa faz parte da jornada profissional. Por isso é importante ficar atento ao time, observar sinais e entender os interesses profissionais e pessoais de cada funcionário. Assim, talvez seja possível oportunizar novas atuações na empresa, estendendo esse tempo de permanência.
Algum funcionário parece menos engajado? O trabalho anda atrasado ou descuidado? Ele está fisicamente ausente, falta ao trabalho ou desliga a câmera? Se observar algum desses sinais de alerta, o melhor é perguntar: “Como você está? Você parece preocupado, o que está afetando o seu trabalho? Como posso ajudar? Há algo que eu possa mudar?”
O ideal é tornar essas perguntas parte do seu acompanhamento, para deixar claro que você se importa com a pessoa, não apenas com o trabalho. Esse tipo de cuidado e acolhimento proativo pode revelar que há questões que precisam ser abordadas antes que se tornem incontornáveis.
Se, ainda assim, o funcionário optar por pôr fim à jornada com você, garanta um fim digno. Reconheça as contribuições e deseje sucesso. Nunca se sabe: essa pessoa pode retornar ou se tornar uma defensora da sua marca.
Garantir uma saída tranquila também facilita a transferência de conhecimentos e dá tempo para planejar as mudanças. Pode até mesmo ser uma oportunidade para repensar habilidades e reformular a função.
Lembre-se: a experiência do funcionário tem começo, meio e fim. Quando ele deixa a equipe, o trabalho não vai embora junto com ele!
Portanto, reúna-se com o funcionário o quanto antes para iniciar a transição, transferir conhecimentos e sanar dúvidas. Aproveite e use essa conversa para pedir sugestões para melhorar a equipe e a organização.
Revise a carga de trabalho e determine quem pode assumir as tarefas de quem está deixando a equipe. Se os profissionais relatarem sobrecarga devido às novas tarefas, ouça e lide com as preocupações deles.
Ajude os membros da equipe a priorizarem seus projetos. Quando um colega estimado pede demissão, os outros podem levantar questões sobre suas funções e o futuro deles na empresa. Use a transição para se concentrar nos talentos que você tem.
Verifique como todos estão, ouça as preocupações e peça a opinião deles sobre o moral da equipe. Deixe claro que as aspirações deles continuarão a ser prioridade e agradeça o apoio nesse momento de mudanças.
Reforce a mensagem de que o trabalho em equipe é importante para o propósito e a estratégia da organização. Garanta aos membros que o grupo terá a mão de obra necessária para atingir as metas atuais e futuras; e peça a opinião deles ao iniciar o recrutamento de um novo membro da equipe.
Você não será capaz de reter todos os funcionários. As demissões são uma parte inevitável da jornada profissional; mas um processo de desligamento bem definido é um aspecto importante para criar uma experiência positiva para todos.
Alessandra Zanotti é psicóloga, consultora de Gestão de Pessoas e diretora da ABRH-ES