22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Que tal um chá para melhorar?

Conheça os benefícios que as plantas podem trazer para a saúde

 

Por Taís Hirschmann

 

Chás quentinhos, quando as temperaturas despencam, ou gelados naqueles momentos em que o calor está nas alturas. Não importa o tempo, eles caem bem em todas as estações do ano e podem trazer, além do alívio térmico, outros benefícios para a saúde, como já sabiam (e ensinavam) nossas avós. Mas, para aproveitar as vantagens terapêuticas, é preciso conhecer suas indicações e a forma correta de prepará-los.

- Continua após a publicidade -

Segundo a médica homeopata e especialista em Fitoterapia Henriqueta Sacramento, os princípios ativos dos chás são extraídos por meio da água quente. Esses produtos podem ser preparados na forma de infusão (quando se adiciona água quente ou fervente ao ingrediente e abafa-se a mistura) ou fervura (quando se deixa o ingrediente ferver junto com a água, método também chamado de decocção). Em geral, é recomendada a dose de uma colher de chá das plantas secas trituradas ou uma colher de sopa das plantas frescas picadas para uma xícara de água.

“Os chás auxiliam no equilíbrio do organismo de forma natural, porém, deve-se ter cuidado quando as pessoas passam a ingeri-lo durante um período prolongado”, diz Henriqueta. Para degustação diária, a homeopata recomenda alguns tipos de chás, como hortelã, camomila e erva-doce.

A nutricionista Naria Teixeira de Moraes confirma os benefícios, especialmente em dietas de emagrecimento. Ela cita o chá verde como um dos mais indicados para quem quer perder uns quilinhos. “Os chás têm propriedades fitoterápicas com funções diversas, mas sempre indico as plantas termogênicas, que são excelentes para acelerar o processo de emagrecimento”, afirma.

Mas cuidado para não consumir o líquido junto com as refeições. Segundo Naria, os chás devem ser bebidos uma hora antes ou uma hora depois das refeições, para não prejudicar a absorção de alguma substância ingerida na alimentação, como o ferro, por exemplo. Ela também recomenda que não sejam tomadas mais de três xícaras por dia.

Uma pesquisa realizada em Vitória, pela homeopata Henriqueta Sacramento, mostra que os chás mais populares são: boldo, hortelã, manjericão, alfavaca, poejo, camomila, erva-cidreira, arnica, alecrim, romã, capim-cidreira, saião e tanchagem, que possuem as mais diversas indicações e que fazem parte da sabedoria popular.

Mas por que os chás não devem ser consumidos à vontade? De acordo com Henriqueta, os fitoterápicos são “laboratórios químicos naturais”, que contêm diversos princípios ativos, capazes de tratar e curar doenças. Como exemplos de princípios ativos, ela cita os alcaloides, óleos essenciais, mucilagens e saponinas, entre outros.

“Como todo medicamento, devemos ter uma dosagem diária que varia de acordo com o peso da pessoa e sua idade. Existem também algumas recomendações que devem ser seguidas, como o cuidado com a interação entre drogas vegetais, os períodos de gestação e amamentação, a condição de idoso, etc”, alerta.

A ingestão excessiva de chás pode trazer riscos para a saúde. Mas tudo depende da planta. Henriqueta cita que, por exemplo,  o consumo excessivo de boldo peludo pode causar irritação gástrica; o alho é capaz de provocar gastrite e queda de pressão; a alfavaca também abaixa a pressão e a babosa em excesso causa diarreia.

Autora do livro “Plantas que Dão Vida: benefícios das plantas medicinais para a saúde”, Henriqueta dá algumas dicas sobre os diferentes tipos de chás existentes e como eles agem no organismo (confira abaixo). Ela também conta que tem ministrado diversas palestras e oficinas para esclarecer dúvidas sobre as plantas medicinais.

Para que servem os diferentes tipos de chás e como eles agem no organismo?

 

Alcachofra (Cynara scolymus L)

INDICAÇÃO: melhora a digestão

PREPARO E USO: infusão de 1g de folhas secas com 150ml de água. Acima

de 12 anos, tomar 150ml, após 10 minutos do preparo, antes das refeições.

CONTRAINDICAÇÃO: pessoas com cálculos biliares e obstrução dos dutos biliares. Não utilizar em caso de tratamento com anticoagulantes. Evitar o uso em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à alcachofra ou plantas da família Asteraceae.

Arnica (Arnica Montana)

INDICAÇÃO: anti-inflamatório em contusões e distensões.

PREPARO E USO: infusão com 3g de flores secas e 150 ml de água. Aplicar como compressa, 2 a 3 vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: não utilizar por via oral e em lesões abertas e nem por mais de sete dias.

Bardana (Arctium lappa)

INDICAÇÃO: melhora a digestão, é diurético e anti-inflamatório.

PREPARO E USO: decocção (ebulição da erva em água potável) com 2,5g de raízes secas e 150 ml de água. Acima de 12 anos, tomar 150 ml após o preparo, duas a três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: evitar o uso durante a gravidez e lactação.

Boldo

INDICAÇÃO: problemas digestivos, hepáticos, cistite, litíase biliar e prisão de ventre.

PREPARO E USO: adicionar as folhas ou sachê de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

CONTRAINDICAÇÕES: o chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.

Carqueja ou carqueja-amarga (Baccharis trimera)

INDICAÇÃO: melhora a digestão

PREPARO E USO: infusão de 2,5g de folhas secas e 150 ml de água. Acima de 12 anos, tomar 150ml após o preparo, duas a três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e lactantes; evitar o uso com remédios para hipertensão e diabetes.

Calêndula (Calendula officinalis)

INDICAÇÃO: anti-inflamatório e cicatrizante

PREPARO E USO: infusão com 1 a 2g de flores secas e 150ml de água. Após higienização, aplicar com auxílio de algodão sobre o local afetado três vezes ao dia. Fazer bochechos ou gargarejos três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: alergias causadas por plantas da família Asteraceae.

Camomila

INDICAÇÃO: Tem ação calmante, é boa para ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. Indicada para o período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas. É indicado para quem quer dormir bem à noite.

PREPARO E USO: infusão de uma colher de folhas secas para uma xícara de água.

CONTRAINDICAÇÕES: o excesso pode baixar a pressão.

Canela e canela-do-ceilão (Cinnamomum verum)

INDICAÇÃO: abre o apetite, melhora a digestão, gases e cólica.

PREPARO E USO: infusão de 1g de cascas secas e 150ml de água. Acima de 12 anos, para o apetite, tomar 150ml, 10 a 15 minutos após o preparo, meia hora antes das refeições. Para melhorar a digestão, tomar 150ml após as refeições.

CONTRA-INDICAÇÕES: gestantes e lactantes e hipersensibilidade a canela e bálsamo-do-peru.

Capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cidreira ou cidreira (Cymbopogon citratus)

INDICAÇÃO: combate a cólica e é calmante

PREPARO E USO: infusão de 1 a 3g de folhas secas com 150ml de água. Acima de 12 anos, tomar 150ml, cinco minutos após o preparo, duas a três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: pode potencializar o efeito de sedativos

Chapéu- de-couro (Echinodorus macrophyllus)

INDICAÇÃO: diurético leve e anti-inflamatório

PREPARO E USO: infusão de 1g de folhas secas com 150ml de água. Acima de 12 anos, tomar 150 ml após o preparo, três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: pessoas com insuficiências renal e cardíaca e em tratamento com anti-hipertensivos.

Cúrcuma, açafroa ou açafrão- da- terra (Curcuma longa L)

INDICAÇÃO: melhora a digestão e é anti-inflamatório

PREPARO E USO: infusão de 1,5g de raiz com 150ml de água. Acima de 12 anos, tomar 150ml, 10 a 15 minutos após o preparo, duas vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO: pessoas com cálculos biliares, obstrução dos dutos biliares e úlcera gastroduodenal. Não utilizar em caso de tratamento com anticoagulantes.

Erva-baleeira (Cordia verbenacea)

INDICAÇÃO: anti-inflamatório

PREPARO E USO: infusão de 3g de folhas secas com 150 ml de água. Aplicar compressa na região afetada, três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO: em caso de alergia, suspender o uso.

Guaçatonga, erva-de-bugre ou erva-de-lagarto (Casearia sylvestris)

INDICAÇÃO: melhora digestão

PREPARO E USO: infusão de 2g a 4g de folhas secas com 150 ml de água. Acima de 12 anos, tomar cinco minutos após o preparo, duas a três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e lactantes.

Hamamelis (Hamamelis virginiana L)

INDICAÇÃO: anti-hemorroidal, reduz varizes e ajuda na circulação

PREPARO E USO: ferver 3 a 6g de cascas secas com 150ml de água. Banho de assento (imersão em água morna, sentado em bacia) três vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÕES: ingerido, provoca irritação gástrica e vômitos.

Laranja-amarga (Citrus aurantium L)

INDICAÇÃO: calmante

PREPARO E USO: infusão de 1 a 2g de flores secas e 150ml de água. Acima de 12 anos, tomar até 300 ml, cinco minutos após o preparo, no início da noite.

CONTRAINDICAÇÕES: não deve ser utilizado por cardiopatas

Limão, gengibre e alho

INDICAÇÃO: gripes e resfriados

PREPARO E USO: esmague um dente de alho médio + a mesma parte de gengibre + suco de 1 limão. Adicione 1 colher de sopa de mel e  1 xícara de água quente. Abafe, deixe esfriar um pouco e tome 3 x ao dia.

Macela, marcela ou marcela-do-campo (Achyrocline satureioides)

INDICAÇÃO: melhora a digestão, combate a cólica e é anti-inflamatório.

PREPARO E USO: infusão com 1,5g de galhos secos com flores e 150 ml de água. Acima de 12 anos, tomar 150 ml, após o preparo, duas a três vezes ao dia.

Mil-folhas ou Mil-em-rama (Achillea millefolium L)

INDICAÇÃO: abre o apetite, melhora digestão, é anti-inflamatório e alivia a cólica.

PREPARO E USO: infusão (derramar água fervente sobre a droga e tampar ou abafar o recipiente) com 1g a 2g de folha seca para 150 ml de água.

Acima de 12 anos, beber 150 ml, 10 minutos após preparo, 3 a 4 vezes ao dia, entre refeições.

CONTRAINDICAÇÕES: pessoas com úlceras gastroduodenais ou oclusão das vias biliares. O uso prolongado pode provocar reações alérgicas.

Os chás mais populares

Veja a seguir os tipos diferentes e escolha o seu preferido, lembrando, é claro, que devem ser consumidos com moderação.

Alecrim: É digestivo e muito usado por pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Esse chá também tem ação antiespasmódica e anti-inflamatória, recomendado para cólicas renais e menstruais. Também tem ação antifúngica, portanto, ajuda a mandar embora o fungo Candida do organismo. Tem ainda ação antioxidante, além de tonificar o fígado.

Alfazema: Usada para o alívio de cólicas, tem ação calmante e bactericida. É também muito usada para amenizar dores de cabeça.

Chá-mate: Tem ação termogênica e antioxidante e é bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce.

Canela: É uma ótima aliada contra o diabete, pois ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Chá verde: É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol, e ainda tem vários princípios ativos que auxiliam na prevenção do câncer. Também é famoso por sua ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras, podendo contribuir para quem quer perder quilos extras.

Erva-doce: É usado como relaxante, mas também ajuda a combater cólicas e gases e melhora a digestão.

Gengibre: É um dos melhores anti-inflamatórios da natureza. Também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite. Combate enjoos e náuseas, especialmente em gestantes.

Hibisco: Ajuda no controle do colesterol e é diurético. Capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo.

Limão: Tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, nível em que ele deve ficar.

Maracujá: Ajuda a acalmar, pois combate a ansiedade, o estresse, a insônia, a irritação e a agitação.

Maçã: Também tem ação calmante, além de auxiliar na digestão e fazer efeito como diurética e laxante.

A matéria acima é uma republicação de edições anteriores de ES Brasil. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA