21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

MPES pede proibição de blocos no Centro de Vitória

Documento destaca excesso de lixo e barulho no Centro, mas autoridades e organizadores contestam

Por Redação

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) notificou a Prefeitura de Vitória requerendo a proibição de blocos carnavalescos no Centro do município. O pedido foi realizado pelo promotor estadual Marcelo Lemos Vieira.

- Continua após a publicidade -

Na notificação enviada ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), o promotor relata que o pedido parte dos episódios observados e relatados na região central da capital. Segundo o documento, os locais em que ocorreram os blocos de rua possuíam excesso de lixo, além de barulhos perturbadores aos moradores locais. A prefeitura informou que foram quase 43 toneladas de resíduos recolhidos após as festas.

Autoridades locais e responsáveis pelos blocos na capital se manifestaram diante do pedido enviado pelo procurador. A vereadora de Vitória, Karla Coser (PT), afirmou que a responsabilidade pela manutenção dos espaços de folia é da prefeitura e sugeriu atenção redobrada a manobra do MPES. Já o Bloco Regional da Nair, tradicional festa que ocorreu no último domingo (19), contestou o documento e rebateu as observações do procurador, afirmando que os locais não apresentavam lixeiras suficientes para o descarte do lixo.

Folia polêmica

O carnaval de 2023 foi marcado pela presença maciça dos foliões capixabas, mas também pelas polêmicas. Isso porque nos dias que antecederam as principais festas de rua o prefeito da capital capixaba, Lorenzo Pazolini, determinou a limitação do funcionamento de bares na região central somente até as 23h.

A decisão foi duramente criticada por comerciantes locais e por autoridades políticas, sendo apelidado de “Toque de Recolher”. No entanto, nos dias seguintes, a prefeitura voltou atrás na decisão e permitiu o funcionamento normal dos estabelecimentos.

Outra medida contestada pelos organizadores das festas e pelos foliões foi a limitação de horários para os blocos de rua. A determinação foi de encerramento às 18 horas. Ainda segundo a prefeitura, a decisão se embasava na recomendação das autoridades de segurança para a dispersão segura do público.

A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o pedido enviado pelo MPES. Para o próximo fim de semana, estavam previstos os blocos Esquerda Festiva, no sábado (25), além do Prakabá, no domingo (26).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA