24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mito ou verdade: medicamentos baixam a imunidade?

Corticoides, anti-inflamatórios e anti-gripais devem ser tomados ou não? Especialistas explicam!

Alguns medicamentos podem piorar os sintomas em caso da Covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Um recente comunicado emitido pelo ministro da Saúde da França, Olivier Véran, levantou a possibilidade de anti-inflamatórios como o ibuprofeno potencializar os sintomas da doença.

Desta forma, a preocupação da população é se alguns medicamentos podem ou não baixar a imunidade e servir de “porta de entrada” para a Covid-19. Pensando nisso, ES Brasil foi buscar informações com especialistas sobre os medicamentos que devem ou não ser utilizados.

- Continua após a publicidade -

O infectologista, especializado pelo Instituto Emilio Ribas, de São Paulo, Eduardo Pandini, diz que medicações que são utilizadas nos tratamentos contra a influenza, chamados de vasoconstritores, como Tylenol, Cimegripe, Multigripe, Coristina D, Allegra, não reduzem a imunidade. “Não há evidência nenhuma sobre “trancar os pulmões”. Esses medicamentos dão um alívio aos sintomas da gripe, mas é importante dizer que não curam o coronavírus. Também não há evidências de que baixam a imunidade”, observa ele.

A endocrinologista Daniela Souza Alvarenga informa que há estudos que dizem que o ibuprofeno é prejudicial à saúde e que pode, sim, baixar a imunidade. “O organismo produz a Enzima Conversora da Angiotensina (Eca), usada como alvo de inibição para tratar doenças como a hipertensão arterial. A grande maioria dos idosos utilizam medicamentos que a contém por terem o sistema deficiente por conta de problemas de saúde. Quando há inibição da Eca 1 ela potencializa a produção da Eca 2, que está sendo considerada por outros especialistas como um elo com o novo coronavírus, se tornando um replicador do vírus. Tudo isso ainda está em caráter de estudos, mas é uma possibilidade”, avalia ela.

ibuprofeno
O uso do Ibuprofeno foi proibido pela OMS. – Foto: Reprodução

A médica afirma, que as organizações de saúde orientam a não retirar os inibidores da Eca de pacientes que usam esses medicamentos a fim de evitar problemas mais graves. Neste caso, ela orienta a usar outros remédios tão eficazes como o ibuprofeno. “É possível usar outros anti-térmicos e anti-inflamatórios, como a dipirona ou o paracetamol. O efeito será o mesmo”, destaca.

Outros medicamentos

Outros medicamentos que podem baixar a imunidade são os chamados glicocorticoides, que são hormônios esteroides caracterizados pela habilidade de se ligar com o receptor de cortisol. Daniela Alvarenga destaca que essas não devem ser usados para tratar quem tem coronavírus.

“Esses medicamentos são potentes antialérgicos e anti-inflamatórios, muito utilizados por pacientes que tem hiperreatividade do sistema imune, como asma, lúpus e na fase aguda das doenças articulares. Eles realmente baixam a imunidade”, afirma.

O infectologista Eduardo Pandini reforça que pessoas que usam essa medicação em doses altas por outros motivos e precisam delas não devem interromper o uso, porém devem se precaver de forma dobrada para não contrair o vírus. “Corticoides baixam a imunidade apenas em doses altas”, frisou ele.

Já sobre os antibióticos, Daniela destaca que esses medicamentos tratam doenças bacterianas, não virais. “Com o uso deles, há uma destruição da flora bacteriana intestinal boa, por isso há casos de pessoas que quando os ingerem têm diarreias. Por isso, esses pacientes que o utilizam precisam se proteger e ficar isolados”, pontua ela.

Covid_info

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA