- Continua após a publicidade -

‘Sou contra ministro do STF se eternizar no cargo’, diz Joaquim Barbosa

Ex-presidente do Supremo reafirma convicção por tempo fixo para ministros da mais alta Corte do país

Joaquim Barbosa, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2014, defende mandato de até 12 anos para ministros da Corte. Para ele, é melhor para a instituição que os integrantes do tribunal não fiquem no cargo até os 75 anos, idade que são obrigados a se aposentar. Barbosa antecipou a aposentadoria em 2014, quando tinha 59 anos.

“Eu me aposentei da função de ministro do STF por razões objetivas. Uma delas é o fato de que eu sou filosoficamente contra ministro se eternizar no cargo”, afirmou ao Estadão. “Eu disse isso na sabatina, que ministro deveria ficar no máximo 12 anos no cargo. Quando eu deixei o Supremo, eu pensava da mesma forma e continuo achando isso. É bom para a instituição”, completou.

Conteúdo em Alta

“Cada processo possui um rosto”, diz novo desembargador
STF decide e encerra disputa sobre prefeitura em...
Reserva financeira: estratégias para aposentadoria segura
Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato
TJES e ArcelorMittal firmam parceria social
STF proíbe candidaturas avulsas e reforça exigência de...
Luis Felipe Salomão é eleito novo presidente do...
Julgamento sobre nepotismo em cargos públicos é adiado
O peso eleitoral do voto dos evangélicos em...
Espírito Santo constrói Plano Estadual de Inclusão

Barbosa deu a declaração logo depois que Luís Roberto Barroso anunciou a decisão de antecipar a aposentadoria no STF. O ministro aposentado não quis comentar a decisão de Barroso. Assim como Barbosa, Barroso também defendia tempo fixo de mandato para ministros do Supremo antes mesmo de chegar à Corte.

- Continua após a publicidade -

Barbosa foi relator do processo do mensalão e comandou a condenação da maioria dos réus do esquema de compra de votos de parlamentares no primeiro governo Lula. Na época, estava sempre em destaque no noticiário como juiz rígido. Chegou a transitar pelo mundo político em 2018, quando se filiou ao PSB, mas não chegou a se candidatar.

(Com informações da Agência Estadão, Por Carolina Brígido)

Leia Mais

Vitória recebe 1º encontro nacional de reciclagem
Rosane Santos: ESG ajuda as organizações a terem...
Verstappen cogita aposentadoria após 2026
Joaquim Barbosa diz que chamaria Paulo Hartung
Vitória vai sediar evento nacional sobre proteção à...
STF derruba decisão de Barroso que autoriza enfermeiros...
Primeira Turma do STF tem maioria para confirmar...
TSE elege Nunes Marques presidente e Mendonça vice
Presidente do TRE-ES participa de encontro nacional do...
Livro revisita legado ambiental e história do Espírito...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -