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quarta-feira, 4 DE dezembro DE 2024

Guia de Marketing Político para comunicação de mandatos

Se um mandatário não controla a própria narrativa e defende sua imagem, certamente estará vulnerável a ataques da oposição

Por Darlan Campos

Um mandato sem comunicação está destinado ao fracasso. Como o político pretende manter uma boa base eleitoral se o público não sabe o que tem sido feito? Essa é, ainda, uma maneira de controlar a narrativa e não deixar que os adversários falem por você. Saiba como o marketing político pode ser usado para divulgar mandatos!

Em primeiro lugar, a base da representação política deve ser a transparência. Em segundo, quem não é visto, não é lembrado. Os políticos precisam receber votos da população para se reeleger. Também é certo que a reeleição não é sempre o maior objetivo de um mandatário, mas o marketing político pode ser usado para fortalecê-lo frente aos pares.

Por fim, um dos maiores ensinamentos da ciência política é que não existe vácuo de poder. Se um mandatário não controla a própria narrativa e defende sua imagem, certamente estará vulnerável a ataques da oposição.

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Para quem falar?

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing político é levantar um diagnóstico. Para isso, deve-se levar em consideração a percepção que os cidadãos têm do seu mandato, os principais problemas da sua base geográfica e os sentimentos da população sobre determinados assuntos-chave, entre outros. Em seguida, é necessário refletir sobre seus pontos fortes e fracos, dos principais adversários, do partido, movimentos sociais relevantes e demais agentes que influenciam o seu fazer político.

O que falar?

Com todos esses dados em mente, é hora de definir o tom que o político adotará na comunicação de seu mandato. Essa é a forma de mostrar para apoiadores e oposição que o mandatário está trabalhando para aquilo que foi eleito.

Nesse sentido, o político deve se basear em uma pergunta: por que você foi eleito?

Como falar?

A comunicação de mandato não deve ser entediante. Pense que o público é mobilizado por emoções. Nesse sentido, os mandatários que adotam técnicas de storytelling têm mais sucesso na divulgação de seus projetos.

Um exercício é sempre considerar: como isso afeta o meu público?

Além do storytelling, também é importante humanizar o político, seja mostrando seu dia, falando de temas que gosta e, mais importante, sendo verdadeiro.

Já tem uma boa equipe de comunicação?

Pode até parecer senso comum, mas uma boa comunicação de mandato é feita por bons profissionais da área. Na hora de montar sua equipe, é preciso contratar trabalhadores capacitados para suas funções, e não pessoas sem as habilidades necessárias para cuidar de uma imagem política.

Por fim, se falamos de marketing político para mandatos, não podemos deixar de mencionar que a implementação de uma boa estratégia de comunicação reduz (e muito) o trabalho e o investimento em futuras campanhas eleitorais.

Darlan Campos é consultor em marketing político, escritor e professor. Autor dos livros “Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político” e “Marketing Político – construção de candidaturas vitoriosas”. Além disso, é um dos autores do livro “Marketing Político no Brasil”. Também é diretor-executivo da República Marketing Político.

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