21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Gratidão: o nobre sentimento que traz saúde e inspira a generosidade

“A gratidão é um sentimento poderoso e transformador porque nos leva a reconhecer e valorizar tudo de bom que a vida nos traz”

Por Virgínia Altoé Sessa

Em tempos de desigualdades, intolerâncias, dificuldades e incertezas, é comum desejar e lutar por dias melhores. Mas, às vezes, movidos pelas turbulências da vida, muitos se esquecem de agradecer pelo que têm ou já alcançaram.

- Continua após a publicidade -

É comum agradecer por gestos cotidianos, quando alguém segura a porta do elevador, ou cede a vez numa fila ou o assento do ônibus. Mas o sentimento de gratidão pela vida também inspira atos de generosidade e de amor ao próximo.

No final do ano passado, tive a alegria de participar de um projeto chamado Amores, que visa dar apoio aos pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV).

Para alcançar esse objetivo, são confeccionadas para venda peças da moda, como t-shirts, cangas, toalhas de praia, bolsas e outras novidades. Toda a renda é revertida para o setor de oncologia da unidade hospitalar.

Como o próprio nome do projeto diz, o que nos move é o amor pelos pacientes oncológicos e o desejo de ajudá-los de diversas maneiras, em tudo que tiver ao nosso alcance. É uma forma de agradecer por tudo que a vida nos proporciona. Sempre é possível, de alguma forma, buscar retribuir o que recebemos por meio de atitudes solidárias.

De origem no latim gratia, gratidão significa graça. Se formos observar, quando somos gratos e absorvemos a nobreza desse sentimento, entramos em estado de graça.

A gratidão é um sentimento poderoso e transformador porque nos leva a reconhecer e valorizar tudo de bom que a vida nos traz, nos seus mínimos e valorosos detalhes que, por uma distração, podem até passar despercebidos. E isso não se trata apenas de uma reflexão. Estudos já comprovam que a gratidão traz benefícios para a saúde física e mental.

Ser grato, portanto, vai além de estar agradecido momentaneamente por algo bom que acabou de acontecer. É saber valorizar os pequenos avanços e conquistas que conseguimos dar, em qualquer área da vida: na saúde, nos relacionamentos, na vida profissional.

Saber agradecer as “pequenas” coisas, é se se tornar digno de receber tudo de melhor que está por vir e, quem sabe, até se surpreender.

Que aproveitemos a nossa preciosa vida, marcada por alegrias e dissabores ao longo de sua trajetória, para valorizar o que essa dádiva nos dá de melhor e focar nos sonhos, projetos e avanços que desejamos concretizar!

Virgínia Altoé Sessa é médica oncologista e clínica, voltada para o tratamento do câncer em geral. Formada em medicina pela Emescam, Clínica Médica e Oncologia Clínica. Atua no Centro Capixaba de Oncologia, no Hospital Evangélico de Vila Velha e no Hospital Santa Mônica.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba