Fies: inscrições abertas a partir de hoje (05)

fies
As inscrições estão abertas no site do Fies até o dia 12 de fevereiro. - Foto: Rômulo Ávila/Dom Total

Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 já podem se cadastrar e concorrer aos 70 mil contratos a juro zero

A partir desta quarta-feira (05) estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do primeiro semestre de 2020.

Os candidatos podem se cadastrar por meio do site do programa até a próxima quarta-feira (12). Para realizar a inscrição é necessário inserir o CPF, data de nascimento, o código de verificação que aparece na tela e, se o candidato tiver tirado uma nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, serão oferecidos 70 mil contratos para o Fies, enquanto para o P-Fies não há limite pré-estabelecido de vagas, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Mudanças

Atualmente é necessário ter média mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A partir do primeiro semestre de 2021, a nota média mínima permanece de 450 pontos, mas a nota de corte da redação sobe para 400 pontos.

Além disso, a nota do Enem também vai limitar as transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Para fazer as transferências, será necessário um resultado igual ou superior à nota de corte do curso de interesse.

Modalidades

Para os candidatos ao Fies são oferecidas vagas com juro zero e que apresentem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Já o P-Fies é direcionado aos candidatos que possuem renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

As mudanças anunciadas pelo governo federal só mudarão a partir do primeiro semestre de 2021.

Cronograma do primeiro semestre do Fies 2020:
Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
Pré-seleção: 26 de fevereiro
Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

*Da redação, com informações do MEC.