28.7 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro, 2020

Protesto de petroleiros no Espírito Santo

Leia Também

Assistente virtual vai tirar dúvidas dos eleitores

TRE-ES apresenta Bel. A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, dentre outras

Justiça concede liminar suspendendo o retorno às aulas

A juíza Alzenir Bollesi de Pla Loeffler, da 13ª Vara do Trabalho de Vitória, determinou, nesta quarta-feira (30), a suspensão do retorno às aulas presenciais da rede privada do Espírito Santo anunciado pelo governador Renato Casagrande para a próxima segunda-feira (5).

Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama

Começa nesta quinta-feira (01) a campanha Outubro Rosa. Com o tema “Quanto antes melhor”, lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além do Espírito Santo, 12 Estados brasileiros aderiram à greve que já atingiu mais de 20 bases operacionais em todo país

Petroleiros do Espírito Santo realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (05), na frente da sede da Petrobras, localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. Durante o protesto, os participantes distribuíram cupons de descontos no valor de R$ 40 para abastecimento de combustível.

O trânsito flui normalmente. Nenhuma das vias está interditada, de acordo com a central de videomonitoramento de Vitória.

A manifestação começou na última semana e foi aderida por 12 Estados brasileiros. E já atingiu mais de 20 bases operacionais em todo país. Além disso, no Norte do Estado cerca de 200 profissionais não estão exercendo suas funções.

petroleiros
Os petroleiros do Espírito Santo fizeram a manifestação na sede da Petrobras, na Avenida Nossa Senhora da Penha. – Foto: Divulgação / Sindipetro-ES

Greve

Este é o quarto dia de greve. Com a adesão de petroleiros de 14 plataformas da Bacia de Campos e de outras unidades pelo país, já chega a 17 mil o número de trabalhadores do Sistema Petrobrás que aderiu à greve nacional promovida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos.

O movimento começou no último sábado (1º), por tempo indeterminado, e contabiliza 35 bases, em 12 estados. A greve é motivada pela decisão da Petrobras de fechar a Fábrica de Fertilizantes (Fafen) do Paraná e pelo descumprimento pela empresa de cláusulas e negociações firmadas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Por meio de nota a FUP esclarece que mantém a greve e que seu Departamento Jurídico está avaliando o despacho emitido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) nessa terça-feira (04). Em resposta a um pedido de liminar da Petrobrás, o ministro Ives Gandra determinou que a categoria mantenha 90% do efetivo profissional em atividade. Além disso, que “abstenham-se de impedir o livre trânsito de bens” nas instalações da empresa, o que vem sendo garantido pelos petroleiros desde o início da greve.

Reivindicações

A nota enviada à imprensa pela FUP informa, ainda, que a instituição reivindica a suspensão imediata do programa de demissões de 1 mil funcionários da Fafen-PR, comunicado pela Petrobras e que, segundo a empresa, será iniciado em 14 de fevereiro. As demissões ferem a cláusula 26 do Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que determina que qualquer demissão em massa deve ser negociada previamente com os sindicatos, o que não ocorreu.

Além disso, os petroleiros querem que a Petrobras estabeleça todos os grupos de trabalho (GTs) determinados no ACT para negociar pontos que não foram consensuais entre a empresa e a categoria. Esses pontos envolvem a tabela de turno dos trabalhadores da Petrobrás; o banco de horas; o plano de saúde; e a participação nos lucros e resultados (PLR). Ainda que já tenha aberto alguns GTs, a empresa tem tomado decisões por conta própria, sem o devido diálogo com os sindicatos nesses ambientes, como determinado pelo ACT.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mães à beira de um ataque de nervos

A pandemia obrigou toda a sociedade a mudar. Mudar hábitos, a forma de olhar a sociedade, as relações. Mas impôs às mães uma rotina ainda mais exaustiva

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

Aprenda uma profissão! Cursos rápidos com aulas on-line

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população.

Avós: uma contribuição valiosa para o desenvolvimento infantil

Os avós, muitas vezes acaba sendo uma espécie de “segunda mãe” de meninos e meninas cujos pais têm que cumprir longas jornadas de trabalho ou estudos.

Seguros de vida cobrem pandemias? Tire essa dúvida!

A maioria das apólices possuem uma ampla garantia, mas uma situação igual a vivida atualmente não era projetada o que deixa muitas famílias descobertas em um momento de urgência.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Nova LEI proíbe fumar em parques públicos de Vitória

Agora é lei em Vitória: fica proibido fumar nos parques públicos municipais. Não será permitido o fumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

Hoje é dia da moqueca capixaba

A data, 30 de setembro, foi instituída por meio de lei municipal nº 8.313/12 e faz parte do calendário oficial de Vitória

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.
Continua após publicidade