Enem: notas serão divulgadas nesta sexta (17)

enem_provas
As notas do Enem podem ser conferidas também pelo aplicativo. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cerca de 4 milhões de pessoas terão acesso às notas. Veja como recuperar a sua senha!

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão divulgadas nesta sexta-feira (17). Cerca de 4 milhões de participantes poderão acessar a página do participante, informando o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame.

Os estudantes que não recordam a senha precisam recuperá-la no próprio sistema. Também é possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem. E se você não sabe como fazer, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um passo a passo.

Ao entrar na página, uma personagem virtual chamada Nanda aparecerá e ajudará o participante a navegar pelo site. Antes de continuar, ela lançará um “desafio” que será a “porta de acesso”.

Desta forma, o sistema pedirá que o participante acesse o e-mail e cadastre uma nova. Assim, o sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição. Vale lembrar que se o e-mail de confirmação não apareça na caixa de entrada, ele pode aparecer na pasta de spam.

inep
O robõ Nanda ajuda o estudante a recuperar a senha para acessar a nota do Enem. – Foto: Divulgação / Inep

Quando o candidato acessa o e-mail, logo terá acesso às notas. Se quiser consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos, também será possível.

A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Programas

Com as notas do Enem, os estudantes poderão realizar inscrições em programas de ensino superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

É importante lembrar que a nota serve para instituições de Portugal, no qual possui mais de 40 instituições conveniadas.

Leia Também: