22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Famílias capixabas preocupadas com o consumo

A pesquisa foi influenciada pelas incertezas econômicas, pela manutenção dos empregos e sobre as perspectivas profissionais

Por Amanda Amaral 

Após três altas consecutivas, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) pesquisada na cidade de Vitória recuou em novembro. No mês, o indicador caiu 0,9% e marcou 71,7 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2020, o recuo foi de 4,1%.

- Continua após a publicidade -

“A incertezas políticas, infelizmente, interferem nas ações do consumidor, haja visto que no último trimestre, ou seja, em agosto, setembro e outubro houve aumento”, comentou o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri.

Índices Pesquisados

A avaliação das Perspectivas Profissionais foi a que mais puxou o índice para baixo, recuando 2,4%. Dos sete subíndices pesquisados, cinco apresentaram queda na comparação com o mês anterior.

Apesar das avaliações mais negativas, cabe lembrar que esse indicador oscila no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos) desde fevereiro de 2015.

O nível atingido em novembro de 2021 ficou igual ao índice alcançado no mês de janeiro de 2020, no pré-pandemia. As piores marcas da série histórica foram nos anos de 2017, com média anual de 45,3 pontos, e de 2018 que obteve média anual de 47 pontos.

Inflação e taxa de juros

Para a Fecomércio-ES, no mês de novembro fatores que freiam a intenção de consumo das famílias, como inflação e juros mais altos, reduziram o efeito positivo do avanço da vacinação e maior movimentação de pessoas.

Famílias capixabas preocupadas com o consumo
As Perspectivas Profissionais puxaram o índice para baixo (-2,4%). Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As incertezas acerca da atividade econômica e da manutenção dos empregos e até as perspectivas profissionais influenciaram diretamente na disposição para consumir no mês.

“Infelizmente, em novembro ocorreu este impacto, quer sim, quer não, nos deixa preocupados. Porém, acreditamos que em dezembro, em razão da época do Natal, melhor período para as vendas, esse índice vai se recuperar, superando inclusive os meses de setembro, outubro, novembro”, finalizou Sepulcri.

Brasil

A ICF apurada para o Brasil também obteve queda mensal de 0,9%, marcando 73,4 pontos. Em comparação com o mesmo mês de 2020 mostrou alta de 5,1%.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA