21.9 C
Vitória
segunda-feira, 29 novembro, 2021

Estado adere à campanha da ONU pelo clima

O objetivo das campanhas da ONU é reduzir emissões de gases de efeito estufa e à resiliência climática até o ano de 2050

Por Josué de Oliveira

O Espírito Santo aderiu oficialmente às campanhas “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e “Race to Resilience” (Corrida para a Resiliência), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dos compromissos assumidos pelo Espírito Santo estão o de aprovar em até 12 meses o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, a atualização do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o Plano Estratégico para Ações Emergenciais (PEAE).

No prazo de até 24 meses, será instituído o Guia do Investidor Sustentável.

O documento vai fornecer informações sobre normas, procedimentos e requisitos para a instalação de empreendimentos de energia renovável nos municípios capixabas.

Também em até 24 meses, será instituído o Registro Público de Emissões, com critérios mensuráveis de medidas de mitigação e absorção de gases de efeito estufa, obedecendo ao Protocolo de Quioto, para os anos de 2030 a 2040, e a neutralização de emissões líquidas até 2050.

“Estamos agora no processo de preencher todo o caminho que vamos percorrer para que, de fato, atinjamos a neutralidade de carbono até 2050. Estamos organizando uma coalizão dos Governadores pelo Clima para que todos os Estados possam assumir compromisso e para que a gente atue para salvar o planeta”, afirmou o governador Renato Casagrande.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade