24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Estado abre licitação para o Sistema Aquaviário

O Governo do Estado tem expectativa de que o Sistema Aquaviário comece a funcionar no segundo semestre deste ano

Por Amanda Amaral

As empresas interessadas em participar do processo licitatório do Sistema Aquaviário têm até o próximo dia 20 de maio para enviarem suas propostas. O pregão que, ocorrerá em modelo eletrônico, acontece no dia 24 de maio. O valor máximo a ser pago na contratação será de R$ 715.520,00 por mês por barco em operação.

- Continua após a publicidade -

O Governo do Estado tem expectativa de que o Sistema Aquaviário comece a funcionar no segundo semestre deste ano. A previsão é de que o contrato seja assinado com a empresa vencedora até o início de julho.

Operação do Aquaviário

Depois, o empreendedor terá 90 dias para entregar as embarcações devidamente licenciadas e prontas para operar, com capacidade mínima de 80 passageiros sentados. As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória.

Com a operação completa, as saídas vão acontecer a cada 25 minutos, de segunda a sexta-feira. A tarifa para utilizar o sistema será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento via CartãoGV. As viagens, com duração de 5, 10 e 25 minutos, contando com o tempo de parada na estação, devem totalizar uma hora de operação para cada barco.

Obrigações da Contratada

A contratação da empresa inclui a prestação de serviços especializados de transporte aquaviário de passageiros na baía de Vitória incluindo embarcação, tripulação, manutenção preventiva/corretiva e abastecimento.

Deve apresentar ainda sistema de videomonitoramento em tempo real, rastreamento em tempo real por GPS, sistema de informação às autoridades portuárias, de segurança e usuários em tempo real, além de seguros, registros e licenças obrigatórias das embarcações e tripulação, conforme normas da Autoridade Marítima Brasileira e Sindicato da Categoria.

As embarcações deverão ser climatizadas; com sinal de wi-fi; acessíveis e deverão disponibilizar capacidade de transporte de no mínimo seis bicicletas. Também devem disponibilizar espaço seguro para cadeirantes e acessos que viabilizem a circulação e o embarque/desembarque de forma segura de Pessoas com Deficiência, conforme legislação vigente. Além disso, deverão ter banheiros para atendimento aos usuários e tripulação.

Visita às Obras

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, nesta terça-feira (10), visitaram as obras de construção da estação de embarque e desembarque de Porto de Santana, em Cariacica.

Estado abre licitação para o Sistema Aquaviário
Obras em andamento na futura estação de embarque e desembarque de Porto de Santana, em Cariacica. Foto: Divulgação/Semobi

As obras estão em andamento e em estágio avançado em Cariacica (Porto de Santana) e Vila Velha (Prainha) na parte em terra, segundo o Governo do Estado. Em Vitória, as estações serão localizadas na Praça do Papa, em fase inicial de obra, e na Rodoviária, em final de projeto para entrega e aprovação na prefeitura devido à mudança de local.

Liberação das Licenças

“Hoje é um dia importante porque nós estamos comemorando e registrando a publicação do edital que vai selecionar a empresa que vai fazer a operação dos cinco barcos do Aquaviário. O Aquaviário vai ter um ponto de embarque e desembarque para receber os barcos aqui em Porto de Santana”, disse o governador.

Ele complementou: “Este é o lugar em que a obra está mais avançada, pois a Prefeitura foi rápida na liberação da licença. É importante destacar que este Sistema Aquaviário vai se integrar completamente ao Transcol. Ele já funcionou no passado e o retorno do Aquaviário era um sonho dos capixabas que agora estamos realizando”.

Já o secretário Fábio Damasceno ressaltou que o sistema começa a operar em 2022. “As obras de construção dos pontos de embarque e desembarque estão avançando e agora estamos dando mais este passo importante para retomada do modal aquaviário, que é a contratação dos barcos, conseguindo manter o cronograma de iniciar a operação ainda este ano”, afirmou.

Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA