26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

ES lança programa de facilitação para venda de veículos

Medida lançada pelo Governo do ES otimiza compra, transferência e revenda de veículos no Estado

Por Redação

O governador Renato Casagrande (PSB) realizou, na última terça-feira terça-feira (18), o lançamento do programa “Tudo no Mesmo Lugar”, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A iniciativa possibilita que os procedimentos de compra, transferência e revenda de veículos sejam realizados no local de sua comercialização, quando realizado em concessionárias, distribuidores autorizados e revendas.

- Continua após a publicidade -

O programa foi constituído a partir da homologação de um sistema de assinatura avançada com coleta biométrica e reconhecimento facial que, integrado ao sistema eletrônico de veículos do órgão, elimina a necessidade de deslocamento até um cartório para reconhecimento de firma.

Além disso, o sistema permite que a vistoria do veículo possa ser realizada no local da comercialização e que o processo de transferência de propriedade tenha a sua documentação validada de maneira automatizada. A expectativa do Detran é de que aconteça uma redução considerável do tempo de realização do procedimento.

Serão beneficiados pelo programa cerca de 800 empresas, dentre revendas e concessionárias, bem como cerca de 400 despachantes documentalistas.

O programa foi elaborado na parceria entre o Detran|ES e o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD-ES), que apresentou um sistema que confere segurança na validação automática dos procedimentos necessários às partes envolvidas na transferência de propriedade de veículos quando comercializados por concessionários, distribuidores autorizados ou revendedores.

“O ‘Tudo no mesmo lugar’ vem trazer uma alternativa eficiente, utilizando do avanço tecnológico, para a melhoria dos serviços de Veículos realizados pelo Detran|ES, por meio dos despachantes documentalistas. Dando mais celeridade aos processos por meio da facilidade na validação dos documentos e assinaturas dos envolvidos nas tramitações.

Assim ganha o órgão, os empresários, os despachantes e, principalmente, o cidadão por resolver mais rápido os seus serviços”, pontuou o presidente do CRDD/ES, Euvaldes Ventorim.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA