25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

ES decreta estado de emergência em saúde pública

Medida cria sala de situação, onde serão discutidas próximas diretrizes de governo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na tarde desta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa, que irá publicar no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) um decreto de emergência em saúde publica. O documento é uma maneira de acelerar a capacidade de resposta do Estado diante do possível aumento de casos de coronavírus no Estado. No ES, apenas dois pacientes foram confirmados com o coronavírus, outros 48 casos já foram descartados e outros 39 ainda estão sob apuração.

“O Estado está em ação desde o aumento dos casos na China. Todas as medidas necessárias serão tomadas de acordo com a evolução dos casos, dia-a-dia. Temos que trabalhar com equilíbrio e serenidade para enfrentar cada situação”, afirmou o governador.

- Continua após a publicidade -

O decreto que será publicado na próxima segunda-feira (16), além de acelerar processos administrativos, também cria a sala de situação de emergência, onde irá concentrar representantes estaduais de diversas áreas para tomadas de decisões. “A ‘sala’ irá orientar quais medidas serão tomadas diante de uma possível evolução de casos de coronavírus no ES”, explicou Casagrande.

Para reforçar a capacidade de atendimento no sistema de saúde, cerca de 160 leitos serão criados em hospitais da Grande Vitória. No interior do Estado, hospitais como o Roberto Silvares, em São Mateus, Silvio Avidos, em Colatina, e a Sana Casa, em Cachoeiro de Itapemirim, também estão preparados para atender casos críticos do novo covid-19.

“O Espírito Santo está preparado! Sabemos que se houver uma grande disseminação no Estado, o sistema de saúde sofrerá pressão”, finalizou o chefe do executivo estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes Junior, os casos de coronavírus registrados no Brasil não são de alta letalidade. Cerca 80% dos pacientes identificados apresentaram quadros simples, onde o tratamento indicado é apenas repouso, líquido e remédios para controlar o desconforto causado pelas dores e febre.

Diante do cenário de contágio no Espírito Santo, autoridades afirmam que não há motivo para pânico. Por isso, o Estado ainda não fala em cancelamento de eventos, nem mesmo em suspensão do calendário escolar.

Na próxima semana, o governador do Estado irá se reunir com representantes de todos os poderes com a finalidade de alinhamento para que em um cenário de aumento do contágio do vírus, os poderes possam estrar sincronizados nas tomadas de decisões.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA