30.2 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

ES decreta estado de emergência em saúde pública

Leia Também

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Projeto de lei cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Saiba mais!

Visite museus ao redor do mundo sem sair de casa!

Mas quem disse que você não pode ir a lugar algum? Você pode visitar os museus ao longo do mundo, e melhor: virtualmente!

Medida cria sala de situação, onde serão discutidas próximas diretrizes de governo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na tarde desta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa, que irá publicar no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) um decreto de emergência em saúde publica. O documento é uma maneira de acelerar a capacidade de resposta do Estado diante do possível aumento de casos de coronavírus no Estado. No ES, apenas dois pacientes foram confirmados com o coronavírus, outros 48 casos já foram descartados e outros 39 ainda estão sob apuração.

“O Estado está em ação desde o aumento dos casos na China. Todas as medidas necessárias serão tomadas de acordo com a evolução dos casos, dia-a-dia. Temos que trabalhar com equilíbrio e serenidade para enfrentar cada situação”, afirmou o governador.

O decreto que será publicado na próxima segunda-feira (16), além de acelerar processos administrativos, também cria a sala de situação de emergência, onde irá concentrar representantes estaduais de diversas áreas para tomadas de decisões. “A ‘sala’ irá orientar quais medidas serão tomadas diante de uma possível evolução de casos de coronavírus no ES”, explicou Casagrande.

Para reforçar a capacidade de atendimento no sistema de saúde, cerca de 160 leitos serão criados em hospitais da Grande Vitória. No interior do Estado, hospitais como o Roberto Silvares, em São Mateus, Silvio Avidos, em Colatina, e a Sana Casa, em Cachoeiro de Itapemirim, também estão preparados para atender casos críticos do novo covid-19.

“O Espírito Santo está preparado! Sabemos que se houver uma grande disseminação no Estado, o sistema de saúde sofrerá pressão”, finalizou o chefe do executivo estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes Junior, os casos de coronavírus registrados no Brasil não são de alta letalidade. Cerca 80% dos pacientes identificados apresentaram quadros simples, onde o tratamento indicado é apenas repouso, líquido e remédios para controlar o desconforto causado pelas dores e febre.

Diante do cenário de contágio no Espírito Santo, autoridades afirmam que não há motivo para pânico. Por isso, o Estado ainda não fala em cancelamento de eventos, nem mesmo em suspensão do calendário escolar.

Na próxima semana, o governador do Estado irá se reunir com representantes de todos os poderes com a finalidade de alinhamento para que em um cenário de aumento do contágio do vírus, os poderes possam estrar sincronizados nas tomadas de decisões.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade