23.2 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

ES decreta estado de emergência em saúde pública

Leia Também

Mais de 65 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus no ES

Chegou a 65.213 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo, de acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Vila Velha tem maior verba em educação entre grandes redes de ensino do ES

Das cinco maiores Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo, considerando ter mais de 25 mil alunos matriculados, a cidade foi a que apresentou o maior índice de aumento no aporte destinado à área: 13,1% na comparação entre os exercícios de 2018 e 2019. 

MME mantém recomendação para extinguir horário de verão

Medida foi pouco efetiva nos últimos anos, diz nota técnica. Saiba mais! O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se...

Medida cria sala de situação, onde serão discutidas próximas diretrizes de governo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na tarde desta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa, que irá publicar no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) um decreto de emergência em saúde publica. O documento é uma maneira de acelerar a capacidade de resposta do Estado diante do possível aumento de casos de coronavírus no Estado. No ES, apenas dois pacientes foram confirmados com o coronavírus, outros 48 casos já foram descartados e outros 39 ainda estão sob apuração.

“O Estado está em ação desde o aumento dos casos na China. Todas as medidas necessárias serão tomadas de acordo com a evolução dos casos, dia-a-dia. Temos que trabalhar com equilíbrio e serenidade para enfrentar cada situação”, afirmou o governador.

O decreto que será publicado na próxima segunda-feira (16), além de acelerar processos administrativos, também cria a sala de situação de emergência, onde irá concentrar representantes estaduais de diversas áreas para tomadas de decisões. “A ‘sala’ irá orientar quais medidas serão tomadas diante de uma possível evolução de casos de coronavírus no ES”, explicou Casagrande.

Para reforçar a capacidade de atendimento no sistema de saúde, cerca de 160 leitos serão criados em hospitais da Grande Vitória. No interior do Estado, hospitais como o Roberto Silvares, em São Mateus, Silvio Avidos, em Colatina, e a Sana Casa, em Cachoeiro de Itapemirim, também estão preparados para atender casos críticos do novo covid-19.

“O Espírito Santo está preparado! Sabemos que se houver uma grande disseminação no Estado, o sistema de saúde sofrerá pressão”, finalizou o chefe do executivo estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes Junior, os casos de coronavírus registrados no Brasil não são de alta letalidade. Cerca 80% dos pacientes identificados apresentaram quadros simples, onde o tratamento indicado é apenas repouso, líquido e remédios para controlar o desconforto causado pelas dores e febre.

Diante do cenário de contágio no Espírito Santo, autoridades afirmam que não há motivo para pânico. Por isso, o Estado ainda não fala em cancelamento de eventos, nem mesmo em suspensão do calendário escolar.

Na próxima semana, o governador do Estado irá se reunir com representantes de todos os poderes com a finalidade de alinhamento para que em um cenário de aumento do contágio do vírus, os poderes possam estrar sincronizados nas tomadas de decisões.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Exposição de peças sacras em Vitória

Ao todo, serão fotos de 360 peças sacras contidas no catálogo “Acervo de arte sacra: Museu Solar Monjardim”, localizado em Jucutuquara, em Vitória.

Mais investimentos para recuperação de estradas rurais neste mês

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, intensificará, nos próximos dias, os serviços de recuperação e manutenção das vias vicinais do interior.

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.
Continua após publicidade