26 C
Vitória
sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

Erica Neves: “A ordem vai voltar a ter diálogo com a sociedade”

Primeira mulher eleita para presidir a OAB-ES, Erica Neves fala sobre a importância da conquista e da responsabilidade de assumir o cargo

Por Robson Maia

Primeira mulher eleita para presidir a seccional Espírito Santo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Erica Neves afirma que a Ordem vai voltar a ter diálogo com a sociedade. “O diálogo deixou de ser uma ferramenta para a Ordem. Vamos ter diálogo com o sistema judicial de forma efetiva, constante e produtiva e com todas as instituições da sociedade. Esse diálogo conferiu à Ordem um protagonismo nos resultados sociais, o que perdemos nos últimos anos”, disse a advogada.

Eleita com 53,08% dos votos, em eleição realizada no dia 22 de novembro de 2024, após um pleito que teve acusações nas redes sociais, embates e ações judiciais, ela venceu o atual ocupante do cargo por dois mandatos, José Carlos Rizk Filho, que alcançou 32,59% dos votos, e Ben-Hur Farina, que contabilizou 14,3%.

Nesta entrevista, a presidente eleita fala sobre a emoção da conquista: “É a maior honra da minha vida”, e a importância do cargo ser ocupado pela primeira vez por uma advogada.

- Publicidade -

“Eu sabia que as mulheres precisavam dessa representação, desse espelho na gestão da OAB-ES, o que sempre nos faltou, mas a dimensão disso eu estou vendo no dia a dia e percebo que impactamos muito além da advocacia. Isso é importante e é uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

Passado o pleito turbulento, Neves comenta que “a resposta da advocacia foi na urna e ter essa votação me traz mais tranquilidade para que a gente encerre o pleito eleitoral. A eleição acabou. A gente precisa respeitar a democracia e trabalhar para todos”.

Na entrevista concedida ao portal ES Brasil, Erica Neves criticou o processo de escolha dos nomes para o Quinto Constitucional (advogados indicados para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do ES). “Lamento o processo de escolha do Quinto Constitucional, do início ao fim, de como ocorreu. Sou contra esse formato. Sempre fui. Se fosse em 2025 o pleito seria democrático, correto e respeitando a democracia, a advocacia e sem a interferência da presidência”.

LEIA MAIS
No Espírito Santo, de acordo com pesquisa, aproximadamente um quarto da população enfrenta algum tipo de transtorno mental TCE-ES faz apontamentos sobre atendimento à saúde mental no ES - Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento do TCE-ES realizou fiscalização em unidades estaduais e municipais
Malta quer convocar secretário da RF após acusações sobre regras do Pix Malta quer convocar secretário da RF após acusações sobre regras do Pix - Senador Magno Malta quer explicações de secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, após acusações de que "criminosos inescrupulosos" propagaram fake news sobre pix

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA