22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho, 2022

OAB promove seminário no Hotel Senac na Ilha do Boi

O evento acontece na terça-feira (31), no Hotel Senac Ilha do Boi, Vitória, das 8 às 12 horas. Foto: Reprodução/Hotel Senac Ilha do Boi

O seminário na Ilha do Boi vai debater sobre o papel dos profissionais de direito nas corporações e estratégias de negócio

Por Amanda Amaral

Reunindo profissionais de reconhecimento nacional e internacional, além de empresários capixabas, um seminário organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB/ES) vai discutir sobre a redução de custos, gestão estratégica e melhoria de performance nas empresas.

Com o tema “Novo Jurídico, Novas Perspectivas: Departamento Isolado ou Estratégico de Negócios?”, o evento acontece na terça-feira (31), no Hotel Senac Ilha do Boi, Vitória, das 8 às 12 horas.

Governança e ESG

O debate ressalta a importância da integração entre sócios, diretores, gestores e advogados na busca pela redução de custos, gestão estratégia e melhoria de performance. O pós-doutor, Fredie Didier, autor de mais de cinquenta livros, lançados no Brasil e exterior, é uma das presenças confirmadas.

O atual conceito de Governança e ESG – sigla que vem do inglês Environmental, Social e Governance, unificados com a necessidade de medição, calibração e resolução alternativa de litígios levam juristas para os conselhos de administração e cargos de gestão. Também os departamentos legais passam a desenvolver funções estratégicas nas corporações, sendo necessário uma releitura da atuação dos advogados.

Funções Estratégicas nas Corporações

“A resolução dos conflitos vem ganhando novos contornos, fazendo com que os profissionais do direito passem a desenvolver funções mais estratégicas nas corporações. Análise de viabilidade fiscal e financeira, além da modelagem estratégica do negócio estão sendo confiadas aos operadores do direito, que em seus currículos devem agregar experiência e formação em gestão, finanças e contabilidade”, comenta o advogado tributarista, Marco Túlio Ribeiro Fialho, organizador do encontro.

Demonstrando a preocupação social, os participantes, dentre eles gestores de departamento jurídico, advogados corporativos, empresários, diretores e gerentes ligados à área, irão doar cestas básicas, que serão repassadas para instituições que atendem idosos e crianças. Além da OAB, o evento é organizado por Didier, Sodré e Rosa, Advocacia e Consultoria e Ribeiro Fialho, Advocacia Empresarial Especializada.

Sobre Fredie Didier

Fredie Didier é Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Pontifícia Universidad Católica del Perú (PUCP); professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PUC); membro da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL), do Instituto Iberoamericano de Direito Processual, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo e da Associação Brasileira de Direito Processual. Mestre (UFBA). É doutor pela PUC/SP e pós-doutor pela Universidade de Lisboa, com dezenas de livros publicados.

Sobre Marco Túlio Fialho

Marco Túlio Fialho é professor, consultor empresarial e advogado tributarista, especialista em direito Público e Tributário. Ex-procurador do município de Vila Velha, diretor do Centro da Industria do Espirito Santo (Cindes) e presidente da Associação de Empresários de Vila Velha. (Assevila).

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade