23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Enem 2020: inscrições começam nesta segunda-feira (11)

Mesmo com o pedido de alunos das redes públicas de ensino e de deputados federais para o adiamento do Enem, governo manteve a decisão de realizar a prova em novembro. Inscrições vão até o dia 22 de maio

Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (11), no site do exame. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de maio.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. Além disso, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

- Continua após a publicidade -

Também serão duas modalidades a serem realizadas: o Enem impresso e o digital. Na modalidade impressa, a aplicação da prova está prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro.

Vale destacar que o participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol. E assim como as provas impressas, as digitais serão realizadas em locais determinados pelo Ministério da Educação (MEC).

Acessibilidade

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial, como gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, deverão solicitá-lo até o dia 22 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Já os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Pedido de adiamento

Deputados federais que são membros da Coalizão Parlamentar pela Educação assinaram um pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A iniciativa é do deputado professor Israel Batista (PV-DF). Segundo ele, os parlamentares entendem que o grave cenário de crise, gerado pela pandemia do novo coronavírus, agravou as desigualdades educacionais, com um impacto direto sobre os estudantes que não dispõem de internet de qualidade para assistir aulas online, por exemplo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA