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sexta-feira, 26 abril, 2024

Começa terceira fase da campanha de vacinação contra gripe hoje

De acordo com o Ministério da Saúde, esta fase da campanha será dividida em duas etapas

A partir desta segunda-feira (11) começa a terceira fase da campanha de vacinação contra a influenza. Segundo o Ministério da Saúde, esta será dividida em duas etapas: a primeira que se encerra no dia 17 de maio, cujo público-alvo são pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias.

A segunda etapa será realizada entre os dias 18 de maio e 05 de junho, que é destinada aos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

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A intenção do ministério é que haja imunização de 90% de cada um desses grupos. Na segunda fase da campanha – iniciada em 16 de abril e encerrada no dia 8 de maio em todo o país – apenas 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo foi vacinado.

Ainda de acordo com o boletim emitido pelo Ministério da Saúde na última semana, 10 milhões de pessoas do grupo pretendido ainda foram vacinadas.

Espírito Santo

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o Espírito Santo desenvolveu uma belíssima campanha de vacinação até o momento. “Tivemos uma cobertura muito significativa para os idosos que nos ajudou a conquistar o posto de segunda melhor cobertura do país nessa faixa etária. A vacinação nos ajuda a prevenir o curso da doença e nos ajuda a ser significativamente menor”, disse.

Reblin afirmou que alguns municípios têm adotado a vacinação em modelo drive-thru, outros fazem a imunização de casa em casa, então entendemos a necessidade de que todos se vacinem”, destacou.

Outras etapas

A primeira etapa da campanha teve como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Sendo assim, mais de 18,9 milhões de idosos foram vacinados, o que corresponde a 90,66% deste público. No caso dos trabalhadores da saúde, 3,8 milhões de profissionais foram imunizados, o que corresponde a apenas 75,5% da meta.

A segunda fase da campanha teve como público-alvo povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

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