25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Duas novas ferrovias serão construídas no Espírito Santo

A medida faz parte do Programa Pro Trilhos, que visa ampliar a malha ferroviária nacional, a partir de investimentos privados

O Espírito Santo ganhará duas novas ferrovias, uma ligando Presidente Kennedy a Sete Lagoas, em Minas Gerais, e a outra entre Barra de São Francisco a Brasília. A autorização para que os grupos empresariais possam iniciar a construção de 09 ferrovias no país foi assinada, na quinta-feira (09), pelo Ministério da Infraestrutura.

A medida faz parte do Programa Pro Trilhos, que visa ampliar a malha ferroviária nacional, a partir de investimentos privados. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, celebrou avanços em projetos como o da Transnordestina e apontou a transformação da infraestrutura nacional.

- Continua após a publicidade -

“Vamos deixar em torno de 15 mil quilômetros já contratados de ferrovias e, até 2026, podemos ter até 40 mil quilômetros.

não só na parte de transporte, simplesmente, mas também no transporte de passageiros, no setor de turismo. Eu tenho gratidão de fazer parte de um governo que vai deixar um legado”, comentou.

Ao todo, os 06 grupos empresariais devem investir cerca de R$ 50 bilhões e agregar 3,5 mil quilômetros (km) à malha brasileira. O contrato para execução das obras foi assinado pelas empresas Bracell, Ferroeste, Grão Pará, Macro Desenvolvimento, Petrocity e Planalto Piauí Participações.

A autorização foi dada também para outras 7 ferrovias, que estão localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco.

Duas novas ferrovias serão construídas no Espírito Santo
“Isso vai mudar a história do país”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Foto: Roberto Castro/MTur.

Pro Trilhos

Pro Trilhos, criado a partir do novo Marco Legal das Ferrovias, estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada por meio do instrumento da outorga por autorização.

Desde setembro do ano passado, após o lançamento programa, o ministério recebeu 36 propostas de construção de ferrovias pela iniciativa privada. No total, foram apresentados projetos que correspondem a 11 mil km de trilhos em14 estados, com previsão de R$ 150 bilhões em investimentos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA