Durante a entrevista, Letícia Coelho destaca sobre compras digitais, programas e novas atualizações no CDC para solução de relacionamentos
Por Kebim Tamanini
O relacionamento entre consumidores e empresas nem sempre ocorre da melhor forma, e no Espírito Santo, alguns temas estão frequentemente no centro das reclamações. Em entrevista à ES BRASIL, a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho, destacou que os problemas mais recorrentes incluem cartões de crédito, empréstimos e cartões consignados.
“Quando discutimos questões relacionadas ao consumidor, abordamos duas esferas principais: o dano direto, que ocorre quando o consumidor é lesado, e a busca pela negociação e renegociação de dívidas. Muitas vezes, os consumidores desconfiam das condições propostas pelas empresas, especialmente no que diz respeito a possíveis juros abusivos,” explica Coelho.
O ranking anual das reclamações, divulgado pelo Procon Estadual, revela os principais problemas enfrentados pelos capixabas:
1. Cartões de crédito
2. Empréstimos consignados e cartões consignados
3. Instituições financeiras
4. Serviços de água, esgoto e energia elétrica
5. Telefonia
Sobre a persistência desses problemas ao longo dos anos, Letícia Coelho enfatiza a necessidade de canais de comunicação mais eficazes por parte das empresas. “Precisamos intensificar o diálogo com as empresas para fortalecer seus canais de atendimento. A legislação, como a Lei do SAC, exige que as empresas, especialmente as que oferecem serviços essenciais, tenham canais de atendimento eficientes e disponíveis 24 horas. A falta de um canal de atendimento adequado em casos críticos, como interrupções de energia elétrica ou problemas com planos de saúde, é inaceitável,” afirma a diretora-geral.
Em relação aos bancos, que continuam liderando o ranking de reclamações, Letícia revelou que o Procon tem trabalhado para melhorar a comunicação com entidades como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outras organizações, visando aprimorar os canais de atendimento e a eficácia das soluções para os consumidores capixabas.
Em março deste ano, o Procon Estadual divulgou o ranking das empresas que mais desrespeitam os direitos dos consumidores no período de janeiro a dezembro de 2023. A Oi Móvel lidera a lista das empresas mais reclamadas, seguida pelo Banco Pan, Banco Bradesco, Banco BMG e Banco Itaú. A Telefônica Vivo (GVT), Claro, Caixa Econômica Federal, EDP Espírito Santo e Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com) também aparecem no ranking.
Saiba mais…
As principais queixas incluem cobrança indevida, crédito consignado, produtos ou serviços com vícios de qualidade, alterações unilaterais e descumprimento de contrato.
Durante a entrevista, Letícia Coelho também destacou a importância das compras digitais e internacionais, os programas do Procon voltados para resolver problemas dos consumidores capixabas e as recentes atualizações no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Confira a íntegra da entrevista para mais detalhes sobre essas questões.
Canais para Reclamações
Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.
A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.