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sábado, 8 DE fevereiro DE 2025

Procon-ES: consignados lideram ranking de reclamações em 2024

Serviços financeiros como cartões de crédito e operações bancárias, aparecem em seguida na lista de atendimentos do órgão em 2024

Por Fábio Gabriel

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 49.732 atendimentos em 2024, representando um aumento de quase 30% em relação a 2023. As questões relacionadas ao crédito consignado lideraram o ranking anual, com um crescimento expressivo de 58,6% em comparação ao ano anterior.

Dos atendimentos realizados pelo Procon-ES, 7.068 foram relacionados ao crédito consignado, ocupando a primeira posição. Em seguida, aparecem cartões de crédito (5.380) e serviços bancários (2.351). Internet (2.286) e eletrodomésticos e eletrônicos (1.763) ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente. Energia elétrica ficou em sexto lugar (1.529), seguida por planos de saúde (849), água e esgoto (781), aparelhos celulares (745) e telefonia móvel (744).

No último ano, as principais demandas dos consumidores foram relacionadas a negociações de dívidas, cobranças indevidas, problemas contratuais (como descumprimento e cláusulas abusivas), questões envolvendo a qualidade de produtos ou serviços, e lançamentos de serviços não contratados ou sem o consentimento do consumidor.

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Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o aumento significativo nos atendimentos em 2024 reflete a confiança dos consumidores no Procon-ES e reforça o compromisso do Instituto em assegurar direitos e oferecer soluções eficazes para suas demandas.

“É fundamental que os consumidores estejam atentos em todas as suas relações de consumo, verificando contratos antes de assiná-los, movimentações em sua conta bancária, observando a clareza das informações prestadas e denunciando práticas abusivas. Nosso trabalho é estar ao lado da população, orientando e assegurando que seus direitos sejam respeitados”, ressaltou Letícia Nogueira.

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Reclamações

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações sem sair de casa pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

É importante que o consumidor apresente cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF) e dos comprovantes da compra ou da prestação de serviço (nota fiscal, ordem de serviço, contrato, boletos, entre outros).

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