22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Custo da construção civil sobe 0,02% em outubro no ES

O custo da construção civil está em patamar elevado no acumulado do ano (8,87%) e nos últimos 12 meses (10,50%)

Por Amanda Amaral

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 0,02% no mês passado, a menor desde abril de 2020 (0,08%). Contudo, o índice ainda se encontra em patamar elevado com 8,87% no acumulado até outubro e de 10,50% nos últimos 12 meses.

- Continua após a publicidade -

No mês anterior, o preço médio do metro quadrado passou para R$ 2.334,35 contra R$ 2.333,81 em setembro, quando apresentou uma variação maior de 0,09%. As informações do índice são divulgadas pelo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES).

Redução do ICMS

Dentre os materiais, os que mais subiram em outubro foram registro de pressão cromado (5,70%), tubo de ferro galvanizado (2,23%), brita (2%).

“Nas aberturas, o índice correspondente a materiais arrefeceu de 0,17% em setembro para 0,04% em outubro, o que significa uma tendência de estabilização gradual dos preços dos insumos. Essa desaceleração se deve em parte à redução do ICMS do custo do combustível e da energia elétrica, além da redução dos preços de commodities, como aço e cobre”, explica a diretora do Sinduscon-ES, Letícia Martinelli.

Inflação no país

Letícia Martinelli explica ainda que o custo da construção ainda continua em patamar elevado. “De julho de 2020 até outubro de 2022, o CUB-ES acumulou alta de 35,04%, reflexo da situação inflacionária enfrentada no país”, disse.

Sobre o CUB

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES, com as informações recebidas das construtoras.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA