21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES: Custo da construção civil sobe 0,09% em setembro

A alta foi provocada pela elevação no preço de materiais de construção como cerâmico (3,70%), por exemplo

Por Amanda Amaral 

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 0,09% no mês de setembro. Por isso, o preço médio do metro quadrado passou para R$ 2.333,81.

- Continua após a publicidade -

Em agosto, o preço médio era 2.331,78. As informações são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES), que destacou que a variação reflete o aumento nos custos que as construtoras tiveram com materiais que fazem parte da cesta básica do índice.

De janeiro até setembro de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021, a variação do CUB foi de 8,84%. Nos últimos 12 meses, foi 10,71%.

Materiais de construção

Dentre os materiais, os que mais subiram em setembro foram bloco cerâmico (3,70%), emulsão asfáltica impermeabilizante (3,25%), placa cerâmica (1,59%).

“A variação do CUB em setembro foi influenciada somente pelo aumento nos custos com materiais, haja vista que não houve variação nos outros itens que compõem o cálculo do índice, como mão de obra, equipamentos e administração. Nossa expectativa e de que nos próximos meses o índice se mantenha estável, com tendência a queda”, explicou a diretora de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Letícia Martinelli.

Em setembro, a variação do CUB desonerado – que difere em razão do percentual de encargos sociais incidentes sobre a mão de obra, também foi de 0,09%, e o valor do custo médio é de R$ 2.228,45.

Sobre o CUB

ES: Custo da construção civil sobe 0,09% em setembro
O CUB é um indicador que acompanha os preços de materiais de construção, mão de obra, aluguel, etc. Foto: Divulgação/Galwan

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES, com as informações recebidas das construtoras.

Prazos nos cartórios

Os prazos de qualificação e de prática dos atos de registro que durante a pandemia da Covid-19 passaram a ser contados em dobro pelos cartórios voltaram à normalidade a partir de 1º de outubro de 2022.

Os prazos, que funcionavam desde 28 de março de 2020, atrasavam muito a obtenção de documentos, registros e escrituras, segundo informações do Sinduscon-ES. A determinação foi publicada no Diário da Justiça no dia 30 de setembro deste ano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA