Especialistas dão dicas para manter a pele saudável durante o período marcado por variações no tempo
Por Jessica Coutinho
Com o fim do inverno e a chegada da primavera, o clima quente e úmido volta com tudo. Com ele, vem novas formas de cuidados com a pele. São ondas de calor e chuvas repentinas, o que que podem dificultar a melhor escolha para cuidar da pele neste período.
Para a médica Renata Melo, esse é o período onde o principal é hidratar bastante a pele, mantê-la limpa, sem esquecer do filtro solar, mesmo em dias mais nublados. “Mesmo o sol ainda não estando tão forte, é preciso se proteger. Este é o período em que mais pacientes mais devem preparar a pele para a chegada do verão”, afirma a médica.
Quando se trata tecnologias, Renata ressalta os seguintes procedimentos: Peeling, Laser, Ultraformer MPT, Toxina Botulínica e Bioestimuladores de colágeno, que em sua maioria não podem ser realizados durante o verão devido ao risco de complicações “Como o período é antecedente ao verão, os tratamentos para renovar a pele e tratar manchas, rugas, acne é propício”, diz.
Já a dermatologista Karina Mazzini sugere procedimentos focados nas áreas do colo e pescoço, por serem áreas muito expostas ao sol. “Essas áreas, muitas vezes esquecidas, também precisam de cuidados e, como ficarão mais aparentes a partir de agora, é hora de dar ainda mais atenção a elas”, explica Karina.
Os mais procurados segundo a dermatologista são os bioestimuladores de colágeno, os lasers fracionados e o ultrassom microfocado. “A ideia é estimular a produção de colágeno e elastina para deixar a pele mais viçosa e mais firme, eliminar a flacidez e melhorar manchas.”
Para os pacientes que sofrem com estrias na região dos braços e colo, a dermatologista sugere radiofrequência fracionada microagulhada e laser. “Exibir os braços costuma ser um incômodo para os pacientes que têm estrias nessa área, por isso esses tratamentos podem ajudar muito”, relata.
Dicas de skincare na Primavera
- Higienize o rosto diariamente
Parece algo simples, porém o acúmulo de sujeira e maquiagem no rosto pode contribuir na aparição de cravos e espinhas. Lave tanto ao acordar e antes de dormir, siga sua rotina de limpeza da pele, antes de se maquiar e depois quando retira a produção. - Use protetor solar todos os dias
Mesmo em dias nublados ou até chuvosos, o uso do protetor solar é diário. Além dos raios UVA e UVB, existem as luzes artificiais, tanto de telas (computador, celular), quanto dos ambientes de trabalho que podem causar manchas na pele. - Beba água e se alimente adequadamente
Para manter sua pele saudável beba ao menos dois litros de água por dia e opte por alimentos saudáveis e não industrializados.