Previsão é que as temperaturas ultrapassem os 40°C, sendo um dos períodos mais quentes e desafiadores dos últimos anos
Por Kebim Tamanini
Com a chegada do verão, o sol se torna mais intenso, os dias mais longos, e um clima festivo toma conta das ruas e praias capixabas. A estação mais quente do ano começou com temperaturas acima da média, exigindo atenção redobrada para evitar problemas de saúde.
Essa estação requer ajustes nos hábitos alimentares e no vestuário. Saladas frescas, frutas tropicais e bebidas geladas tornam-se opções mais recomendadas, enquanto roupas leves e coloridas ganham espaço nos guarda-roupas. Afinal, a previsão é que as temperaturas ultrapassem os 40°C.
“Com o calor, o corpo transpira mais, aumentando o risco de desidratação. Aumentar a ingestão de água é necessário, e é possível optar por água saborizada com limão, hortelã, gengibre, abacaxi e outras frutas e ervas para dar sabor à bebida, tornando-a mais agradável”, orienta a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Raiany Boldrini.
Outra mudança é a intensificação das atividades ao ar livre, exigindo proteção contra os raios solares, já que a incidência solar atinge o auge, aumentando os riscos de queimaduras, envelhecimento da pele, câncer de pele e outras complicações.
“Os cuidados com o corpo durante o verão vão além da hidratação. São um conjunto de medidas que, juntas, promovem a autoimunização contra as possíveis doenças da estação, devendo ser adotadas por pessoas de todas as idades”, destaca a médica dermatologista Renildes Leia Bertoli Gasparini.

Recomendações
– Use filtro solar diariamente, FPS 30 ou superior, aplicando 20 minutos antes da exposição e a cada 2 horas;
– Opte por roupas leves de algodão, evite sintéticos;
– Tome banhos com sabonetes adequados, em temperatura fria/morna para evitar ressecamento;
– Cuide dos cabelos com fluidos siliconados, hidratação com produtos específicos;
– Evite sol entre 10h e 16h; use óculos de sol e barracas de algodão/lona para proteção UV.
Outras doenças e cuidados
Durante o Verão, estenda cuidados aos familiares para prevenir doenças como a dengue (elimine criadouros, use repelentes), gastroenterite (lave as mãos, evite alimentos crus), hepatite A (reforce higiene pessoal, evite água não tratada) e conjuntivite (evite contato direto, lave as mãos, evite coçar os olhos).