24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Artur da Costa e Silva

O segundo presidente do Brasil durante a ditadura militar

Artur da Costa e Silva nasceu em Taquari, no interior do Rio Grande do Sul, no dia 3 de outubro de 1899, filho de Aleixo Rocha da Silva e Almerinda Mesquita da Costa e Silva.
Aluno a partir de 1918 na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, aspirante a oficial em janeiro de 1921, segundo-tenente em 1922, ele chegou ao generalato em agosto de 1952 e, em 25 de novembro de 1961, ao posto mais alto da carreira militar, o de general de Exército.

Fez estágio nos Estados Unidos entre janeiro e junho de 1944 e serviu como adido militar na Argentina de 1950 a 1952. Comandou a Terceira Região Militar, no Rio Grande do Sul, de 1957 a 1959, a 2ª Divisão de Exército, em São Paulo, e o IV Exército em Pernambuco, de 1961 a setembro de 1962.

- Continua após a publicidade -
Artur da Costa e Silva
Marechal Artur da Costa e Silva * 3 de outubro de 1899 † 17 de dezembro de 1969

No governo do presidente João Goulart, reprimiu manifestações estudantis no Nordeste, mas participou em 1963 do movimento que alijou o mesmo mandatário do poder.
Com a posse de Castelo Branco, foi nomeado ministro de Guerra. Nessa função, defendeu a política de linha-dura e preparou o caminho para sua própria e futura escolha para a sucessão presidencial.

Como ministro da Guerra, escapou de um atentado a bomba no aeroporto de Recife, onde era esperado por um grupo de manifestantes. No ato terrorista, morreu o vice-almirante Nelson Gomes Fernandes, e ficaram feridas dezenas de pessoas.

O avião que levaria Costa e Silva de João Pessoa para Recife sofrera uma pane e não pôde decolar. O ministro da Guerra por isso viajou de automóvel e o atentado ocorreu antes da sua chegada.

O marechal Artur da Costa e Silva não se recuperou do acidente cerebral sofrido no dia 17 de dezembro de 1969, no Rio de Janeiro, aos 70 anos de idade. Deixou viúva Yolanda Barbosa Costa e Silva, com quem tivera um único filho, Alcio.


Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA