19.1 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Marechal Deodoro da Fonseca

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

O primeiro presidente da República, após a proclamação, liderou o Exército que defendia a abolição da escravatura

Manuel Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente brasileiro após a Proclamação da República. Tornou-se um militar alçado à política por força de seu inegável prestígio e liderança nos meios do Exército Brasileiro.

Quando se buscava um nome capaz de estar à frente do movimento que iria abolir a monarquia, era ele o presidente do Clube Militar, no Rio de Janeiro, entidade que liderava nos meios militares desde 1887 e o cenário contra o regime imperial, além de defender os ideais republicanos. Deodoro da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas, hoje rebatizada com seu nome, uma homenagem dos alagoanos ao seu mais ilustre coestaduano.

O filho de Manuel Mendes da Fonseca e Rosa Maria Paulina da Fonseca casou-se com Mariana Meireles em 16 de abril de 1860. Matriculou-se em 1843, aos 16 anos, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, terminando em 1847 o curso de Artilharia. Serviu ao Exército Brasileiro de 1843 a 1892 durante 49 anos, tendo participado da Guerra do Paraguai. Com patente de coronel em 1868, foi promovido a brigadeiro em 1874 e tornou-se marechal em 1884.

 

Em 1885, liderou a facção do Exército que defendia a abolição da escravidão e confirmou a unanimidade militar em torno do seu nome.
Antes de destituir o governo imperial de D. Pedro II, tornando-se o primeiro presidente do Brasil, no então denominado Governo Provisório e Constitucional, foi como militar presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (8 de maio de 1886 a 9 de novembro do mesmo ano).

Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca – * 5 de agosto de 1827 † 23 de agosto de 1892

Durante seu governo, promoveu avanços na Constituição vigente, criou o Código Penal, reformou o Código Comercial e promulgou a primeira Constituição Republicana do Brasil. Pôs fim ao “Poder Moderador”, ao Senado vitalício e à união entre a Igreja e o Estado. Instituiu o casamento civil e a laicização dos cemitérios.

Erro fatal para o seu governo foi cometido quando pretendeu extinguir o Congresso no dia 3 de novembro de 1891. Sem apoio que tinha até então, sem sustentação do próprio Exército, renunciou à Presidência no dia 23 de novembro de 1891.

O grande ícone da Proclamação da República faleceu no dia 23 de agosto de 1892, aos 65 anos de idade, em sua casa, na Rua Senador Vergueiro, Rio de Janeiro, em consequência de uma dispneia. Foi sepultado com honras militares.

Deodoro da Fonseca
Tabuazeiro – Esta é uma das principais ruas do bairro

Marechal Deodoro da Fonseca teve sua efígie estampada em cédulas e moedas brasileiras e tem monumentos com sua figura em logradouros públicos de numerosas cidades do país.


Como Chegar:

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade