25.9 C
Vitória
domingo, 16 DE fevereiro DE 2025

ArcelorMittal: referência em boas práticas empresariais e apoio à comunidade

Em 2024, a maior produtora de aço no Brasil reconheceu o protagonismo feminino, acelerou com os campeões, pegou onda com atletas e foi escolhida empresa do ano

Este foi um ano de grandes conquistas para a ArcelorMittal, que não só consolidou sua liderança no setor industrial, mas também se destacou em diversas frentes, incluindo iniciativas sociais, ambientais e de inovação. A empresa, reconhecida por suas boas práticas, fortaleceu ainda mais seu compromisso com a inclusão social, o empoderamento feminino e o desenvolvimento comunitário, além de ser uma referência em inovação tecnológica. Com ações que abrangeram desde o apoio ao esporte até a implementação de programas sustentáveis e de transformação digital, a ArcelorMittal reafirmou seu papel como protagonista no Brasil, conquistando importantes prêmios, ampliando sua rede de parcerias estratégicas e criando um impacto positivo nas comunidades onde atua.

Reconhecimentos

Em 2024, a ArcelorMittal foi reconhecida como a empresa do ano pelo prêmio Época Negócios 360º, uma parceria da revista com a Fundação Dom Cabral. Destacando-se entre mais de 400 empresas avaliadas, a companhia conquistou o primeiro lugar na categoria “Mineração e Siderurgia”, sendo a maior produtora de aço do Brasil. O prêmio, concedido em sua 13ª edição, se baseia em uma análise criteriosa que envolve seis áreas essenciais: desempenho financeiro, governança corporativa e ESG, inovação, responsabilidade socioambiental, gestão de pessoas e visão de futuro.

Prêmio Mulher teve 77 finalistas de três estados
Prêmio Mulher teve 77 finalistas de três estados

Também neste ano, a empresa celebrou o sucesso do Prêmio Mulher, que em sua terceira edição ampliou o reconhecimento a mulheres que lideram projetos transformadores em diversas áreas, com 498 projetos inscritos e 77 finalistas provenientes de três estados brasileiros (Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará). As vencedoras receberam prêmios como um cartão-presente, troféu, certificado e um pingente personalizado.

No âmbito social, a ArcelorMittal continua a fortalecer sua trajetória de diálogo e colaboração com as comunidades vizinhas, cultivando relações de coparticipação e transparência. Essa abordagem é a base de sua política de investimentos em ações sociais, com foco em áreas essenciais como saúde, educação, esporte, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. Através dessas iniciativas, a empresa se dedica a promover a transformação social, buscando construir um futuro mais justo, equitativo e diversificado.

- Publicidade -
Empresa lançou edital que apoia projetos sociais como escolinha de futebol
Empresa lançou edital que apoia projetos sociais como escolinha de futebol

Neste ano, a empresa consolidou ainda mais essa atuação lançando o edital ArcelorMittal Investe, focado em duas áreas. Uma delas é de apoio às ONGs, com instituições sem fins lucrativos participando com suas propostas a editais públicos, com apoio por três anos. Atualmente, 12 ONGs estão sendo beneficiadas pela parceria, que promove o seu desenvolvimento e a sua profissionalização.

A outra área é de Apoio às Comunidades que abriu edital pela terceira vez para contemplar 11 projetos de associações de moradores do entorno da empresa com R$ 40 mil cada. O objetivo é empoderar comunidades locais a desenvolver ações que valorizem a cultura e o protagonismo. As iniciativas serão realizadas em 12 bairros de Serra, com suporte financeiro a projetos por meio de editais.

Patrocinadora da Stock Car, a ArcelorMittal levou uma solução em aço inovadora para os carros do grid
Patrocinadora da Stock Car, a ArcelorMittal levou uma solução em aço inovadora para os carros do grid

Nas pistas e no mar

Em 2024, a ArcelorMittal reafirmou seu papel como líder também no mundo dos esportes, com destaque para sua parceria com a Stock Car. Além de fornecer aço de alta qualidade para o desenvolvimento do novo modelo de carro da categoria, a empresa esteve fortemente envolvida na inovação tecnológica, garantindo uma solução que combina resistência, leveza e segurança. O uso do aço DP980R, uma das soluções mais avançadas da ArcelorMittal, contribuiu para a redução de 250 kg no peso total do carro, otimizando a performance e a eficiência do combustível.

O CEO Jorge Oliveira posa com o tricampeão da Stock Car Gabriel Casagrande, em Interlagos
O CEO Jorge Oliveira posa com o tricampeão da Stock Car Gabriel Casagrande, em Interlagos

Além de apoiar o desenvolvimento do novo carro, a ArcelorMittal foi protagonista na temporada 2024 da Stock Car, com o GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car, evento que celebrou o 45º aniversário da categoria no Brasil. A empresa patrocinou a corrida e foi responsável pela produção e entrega dos troféus aos campeões da Stock Car Pro Series e Stock Series, além de patrocinar o novo Anel do Campeão, um prêmio introduzido na temporada anterior, concedido anualmente ao piloto campeão. A ArcelorMittal também teve presença de destaque nos carros dos pilotos Gabriel Casagrande e Hugo Cibien, patrocinados pela empresa, sendo o capixaba Hugo Cibien, patrocinado via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, uma das promessas do automobilismo nacional.

E por falar em Gabriel Casagrande, o ano foi histórico para o jovem piloto. Ele conquistou o tricampeonato da Stock Car Pro Series, em disputada corrida em São Paulo, em dezembro, e consolidou seu nome entre os maiores esportistas do automobilismo brasileiro. Para coroar o ano vitorioso, teve seu patrocínio com a ArcelorMittal renovado para 2025, numa parceria que segue para o terceiro ano consecutivo.

Empresa deu nome à etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, realizada no Espírito Santo
Empresa deu nome à etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, realizada no Espírito Santo

Mas, o apoio da ArcelorMittal ao esporte não se limitou ao automobilismo. Em abril de 2024, a Praia do Solemar, em Jacaraípe, recebeu a etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro contou com a participação de 78 atletas de seis países, incluindo grandes nomes do esporte, como Luna Hardman, campeã mundial Pro Junior, patrocinada pela empresa. A parceria com o Instituto Neymara Carvalho, coordenado pela pentacampeã mundial Neymara Carvalho, fortalece ainda mais o compromisso da ArcelorMittal com o empoderamento feminino e a inclusão social, temas refletidos no evento. Além das disputas nas categorias Pro Junior, Máster Woman, Open e PCD (voltada para atletas com deficiência), o evento também promoveu atividades culturais e musicais. O Circuito teve patrocínio master da ArcelorMittal e apoio financeiro do governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Serra e da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba.

LEIA MAIS
Infraestrutura da Cesan coloca o Espírito Santo entre os estados com os melhores índices de saneamento básico do Brasil - Foto: Fabrício Lima/Next Editorial Água e esgoto: como o Espírito Santo lidera no saneamento básico - Estado supera a média nacional em abastecimento e tratamento, com investimentos e projetos inovadores
Foto: Agência Brasil Educação privada credita resultados na capacitação de professores - O desempenho regional posicionou o Espírito Santo em segundo lugar no Sudeste

Evoluindo e inovando a cada ano

A empresa também deu continuidade ao seu compromisso com a sustentabilidade por meio do Programa Evoluir, criado após a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental. O programa, que envolve investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão, se destaca pela sua robusta gestão ambiental e pelo monitoramento transparente dos resultados, acessíveis à sociedade através do aplicativo Evoluir ArcelorMittal. O Programa tem promovido uma verdadeira mudança cultural na empresa e reflete a sua preocupação com a preservação ambiental, buscando sempre implementar práticas mais sustentáveis em suas operações.

Evoluir e inovar fazem parte do dia a dia da empresa. Em novembro, a ArcelorMittal comemorou os cinco anos do iNO.VC, seu programa de transformação digital que promove a integração de soluções tecnológicas em suas operações. Criado inicialmente na unidade de Tubarão, o programa tem fomentado parcerias com startups, universidades e hubs de inovação. Com mais de 400 iniciativas cadastradas e uma taxa de conversão de 30%, o programa gerou ganhos financeiros superiores a US$ 80 milhões. Com o slogan “I Am Real”, o programa reafirma o compromisso da empresa com soluções práticas, baseadas em Resultado, Ética, Agilidade e Leveza, com foco nas áreas de Saúde & Segurança, Meio Ambiente, Produtividade, Clientes, Custo e Fluxo de Caixa. Através do iNO.VC, a ArcelorMittal tem se colocado na vanguarda da inovação, sempre buscando novos caminhos para melhorar seus processos e entregar valor para a sociedade como um todo.

*Esta matéria foi publicada originalmente na revista ES Brasil 225, publicada em dezembro. Leia a edição completa da Retrospectiva 2024 aqui.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA