De novas rodovias ao sistema aquaviário, o Estado avança com investimentos que transformam a mobilidade
Por Kebim Tamanini
O ano de 2024 trouxe importantes avanços na mobilidade dos capixabas. Melhorias em rodovias estratégicas, evolução no transporte público — com destaque para o sistema aquaviário e o Transcol — e a implementação de serviços inovadores beneficiaram diretamente os moradores da Grande Vitória e do interior. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), mais de R$ 820 milhões estão sendo investidos em mais de 100 obras por todo o Espírito Santo, com o objetivo de aprimorar o “ir e vir” das pessoas e produtos.
No mês de dezembro, o governador Renato Casagrande lançou uma série de editais de infraestrutura rodoviária e outras edificações no valor de quase R$ 1 bilhão para o ano de 2025. Na lista, melhorias nas rodovias ES-010, em Aracruz, ES-164, em Cachoeiro, ES-185, entre Ibitirama e Iúna, e a implantação das ES-388 (segmento rural), ES-060 (Barra do Jucu) – Xuri Entroncamento BR-101 (Amarelos), ES-357 (Itaguaçu), ES-344 (entre Vila Valério e Nova Venécia), dois trechos da ES-010 (São Mateus) e o tão esperado Contorno de Viana.
“Em 2019, fizemos R$ 1 bilhão em infraestrutura e neste ano estamos finalizando em R$ 4 bilhões. Queremos manter o mesmo ou até mesmo ampliar para o próximo ano”, destacou o governador Renato Casagrande.
Aquaviário: Um Ano de Sucesso
Inaugurado em agosto de 2023, o sistema aquaviário do Espírito Santo já se consolidou como uma solução eficiente de transporte entre Vitória, Cariacica e Vila Velha. Em 12 meses de operação, o modal transportou mais de 500 mil passageiros em 22 mil viagens.
“Estamos trabalhando para expandir o sistema, com mais estações e embarcações, aprimorando o serviço e consolidando-o como um meio de transporte integrado ao Transcol,” afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
O projeto de ampliação conta com o investimento de R$ 30 milhões por meio do Novo PAC Seleções do Governo Federal. Novas estações serão construídas em Vitória, incluindo o antigo Terminal Dom Bosco, a Praça Pio XII e a Rodoviária de Vitória. Além disso, outras unidades estão previstas para Cariacica e Vila Velha, fortalecendo a interligação entre os municípios.
O sistema, que começou com duas embarcações, encerrou 2024 com quatro barcos em operação e o horário de funcionamento ampliado. Entre as novas aquisições está o Morro do Moreno, uma embarcação de dois andares que oferece maior capacidade e conforto.

Ciclovia da Vida
Outro avanço foi a ampliação do horário de funcionamento da Ciclovia da Vida, integrada à Terceira Ponte e conectada ao sistema aquaviário, além do anúncio de sua extensão até Setiba, em Guarapari. Em novembro, o governador disse que o projeto básico ainda está sendo finalizado e a expectativa é licitar a obra em 2025.
Além disso, o Governo do Estado entregou 4,5 quilômetros de uma nova ciclovia, conectando os municípios de Vila Velha e Cariacica. O trecho, que vai desde a Ponte do Camelo, sob a Segunda Ponte, até a Rodovia Leste-Oeste, faz parte do projeto da Galeria-Dique Marinho, com investimento de R$ 98 milhões.

Transcol: Frota Renovada e Sustentável
O transporte público urbano da região metropolitana de Vitória passou por melhorias significativas em 2024, com a renovação e ampliação da frota de ônibus. Foram incorporados 150 novos veículos climatizados, elevando o total de ônibus com ar-condicionado para mais de 800, o que representa mais de 50% da frota.
“Estamos investindo em mobilidade urbana e no transporte público, pois queremos dar conforto e mais qualidade de vida aos usuários do sistema,” destaca o governador Renato Casagrande.
Além disso, o estado investiu em 50 novos ônibus elétricos, alinhando o sistema Transcol às demandas por sustentabilidade. “A experiência com os ônibus elétricos tem sido muito positiva, tanto do ponto de vista operacional quanto socioambiental, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade,” pontuou Fábio Damasceno.
Novos Serviços
Em 2024, o governo estadual aprimorou o serviço de transporte adaptado para cadeirantes, reforçando o compromisso com a inclusão. O Transcol + Acessível proporciona mais autonomia, conforto e segurança aos usuários com mobilidade reduzida.
Além disso, o estado inaugurou o Centro Integrado de Mobilidade, um avanço tecnológico que transforma o monitoramento e controle do trânsito na Grande Vitória. Com sistemas modernos, o centro realiza supervisão em tempo real das principais vias, permitindo respostas ágeis a incidentes e melhorias no planejamento do tráfego.
Mais entregas
Outra obra aguardada são os dois viadutos que ligam a Darly Santos à Rodovia Leste-Oeste, em Vila Velha. Casagrande anunciou que a entrega vai ser feita no início de 2025.
O Estado ainda anunciou investimentos que incluem a construção de uma nova rota que conectará a região metropolitana à região serrana. “Vamos conectar o Seringal (Viana) à ES-388. Essa ligação entre Viana e Vila Velha permitirá o acesso à região serrana. A expansão metropolitana dessa área viabiliza novas frentes de desenvolvimento para a região”, destacou o governador.
Em dezembro, o governador também inaugurou as obras de revitalização das rodovias ES-261 e ES-355, nos trechos entre Santa Teresa x Caldeirão x Santa Maria de Jetibá, em municípios da microrregião Central Serrana. Foram investidos R$ 39 milhões nas intervenções ao longo dos 22 quilômetros de extensão da via.



Âmbito federal
Um marco foi alcançado com a repactuação do contrato da BR-101, rodovia essencial que atravessa o Espírito Santo e conecta importantes pólos econômicos. Após dois anos de negociações, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, em setembro, a atualização do contrato entre o Ministério dos Transportes e a concessionária Eco101. O acordo oficializou um plano que prevê investimentos de R$ 7,18 bilhões, incluindo a duplicação de trechos críticos, melhorias na segurança e aumento da capacidade viária. Porém, o acordo obriga a realização de um novo leilão de concessão, que será realizado em 2025. Caso nenhuma empresa ganhe a concorrência, o contrato segue com a Eco101.
Enquanto a BR-101 finalmente avança, a concessão da BR-262 parece assumir o protagonismo das discussões. Desde 2013, diversas tentativas de leiloar a rodovia, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, enfrentam obstáculos.
O governo federal incluirá o trecho da BR-262 no Espírito Santo em um leilão de concessão enxuta juntamente com outras cinco rodovias. A previsão é de que ele aconteça no segundo semestre de 2025.
Enquanto isso, o Governo do Estado anunciou que vai investir R$ 2,3 bilhões, dos R$ 18 bilhões que o Espírito Santo receberá de indenização pelos danos causados pelo desastre do rompimento da barragem em Mariana (MG), na duplicação da rodovia federal de Viana a Venda Nova do Imigrante. Os recursos serão geridos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ou mediante a concessão no trecho capixaba da BR-262.
“A obra de duplicação e manutenção da BR-262 é muito importante para o turismo e a economia do Estado. Por isso, o Sistema Fecomércio-ES — Sesc e Senac acompanha as discussões sobre a possibilidade de concessão da rodovia e sua duplicação e espera que uma solução possa ser pactuada em breve”, enfatizou a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Além da BR-262, a indenização da Samarco também será usada para melhorias na BR-259. Enquanto o Governo do Estado aguarda uma posição do governo federal sobre a duplicação da rodovia, Renato Casagrande afirmou que irá usar R$ 1 bilhão para a duplicação do trecho entre João Neiva e Colatina. As obras devem ser feitas pelo DNIT. O limite para as negociações, segundo o governador, é até a metade do próximo ano.

Obras Municipais
No âmbito municipal, projetos e entregas de obras importantes marcaram o ano. Na Serra, a conclusão do Binário da Norte-Sul, fruto de uma parceria entre a prefeitura e o governo estadual, representou um investimento de R$ 80 milhões, trazendo melhorias significativas para o tráfego na região.
Em Cariacica, as obras do Viaduto Mário Gurgel, com conclusão prevista para 2025, prometem aliviar o trânsito em um ponto estratégico da cidade. Já em Vila Velha, os Corredores Verde e Amarelo seguem em construção, parte de um plano para mitigar os efeitos do crescimento da frota de veículos no município e em outras partes do estado.
*Esta matéria foi publicada originalmente na revista ES Brasil 225, publicada em dezembro. Leia a edição completa da Retrospectiva 2024 aqui.