26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Aprenda a higienizar corretamente sua squeeze e evite doenças

As dicas também valem para as mamadeiras, que costumam armazenar leite, vitaminas ou sucos, aumentando ainda mais o risco de proliferação de bactérias

Um estudo encomendado por uma empresa que comercializa esteiras e acessórios para academia afirma que a squeeze (garrafinha de água) que levamos para a academia ou mantemos no local de trabalho, contém mais bactérias do que um pote de água para cachorro. Pior, a maioria delas pode causar doenças.

A análise verificou que as squeeses de 12 atletas tinham, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm², quase seis vezes mais do que uma vasilha usada por cachorros (47,3 mil colônias de bactéria/cm²).

- Continua após a publicidade -

De acordo com a médica clínica geral da Unimed Vitória, Luciana Galveas de Miranda, cada vez que a pessoa dá um gole, está espalhando germes presentes na boca e no ambiente externo para a garrafa.

A especialista reforça que as garrafinhas, principalmente as de plástico, podem ser vias para infecções, vírus e fungos. “Entre as doenças mais comuns que podem ser contraídas por meio de uma garrafa mal higienizada estão a amigdalite, a faringite, a salmonela e a hepatite A”, disse.

Evite problemas:

Para evitar as complicações, basta dar mais prioridade a higienização correta dos acessórios tão indispensáveis. A especialista dá algumas dicas para manuseio e limpeza das garrafinhas e mamadeiras.

  • A limpeza deve ser diária. Recomenda-se colocar a garrafinha ou a mamadeira (acompanhada do bico), 20 minutos em solução hipoclorito (1 colher de cloro para cada 1 litro de água).
  • Outra forma de limpeza, mais rápida, é a lavagem dos utensílios usando uma escova apropriada, água e detergente. Mesmo fazendo esta limpeza todos os dias, recomenda-se o mergulho do acessório na solução hipoclorito pelo menos uma vez na semana.
  • Recipientes de plástico não devem ser fervidos, pois algumas substâncias tóxicas presentes no plástico se soltam com o calor.
  • A melhor squeeze é a que impede o contato da saliva com a água que está dentro do recipiente.
  • Os recipientes de plástico também tem prazo de validade. É preciso respeitá-lo.
  • Garrafas descartáveis não devem ser reaproveitadas por mais de 3 dias.
  • Garrafas de aço inoxidáveis são melhores que as de plástico, por serem mais fáceis de limpar.

Esta matéria foi publicada originalmente em 23 de Julho de 2017 no portal da Revista ES Brasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA