25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Veja os fatores que podem impactar a saúde ocular no Carnaval

Oftalmologista esclarece sobre os excessos com maquiagem, álcool e aglomeração durante a folia

Por Kebim Tamanini

O brilho, as cores vibrantes e a criatividade na maquiagem são elementos essenciais para muitas pessoas durante o Carnaval. Entretanto, um levantamento recente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) alerta para os potenciais riscos à saúde ocular associados ao uso inadequado desses produtos. De acordo com a pesquisa, duas a cada 10 mulheres que utilizam maquiagem apresentam problemas oculares, incluindo inflamação, ardência, coceira, secreção ocular e conjuntivite alérgica.

- Continua após a publicidade -

O Carnaval, um período em que o uso de produtos como delineador, rímel, sombra e corretivos é intensificado, requer uma atenção especial. O primeiro ponto destacado pelos especialistas é a verificação da validade dos itens. A substância da maquiagem, se vencida, pode se tornar um terreno fértil para a proliferação de fungos e bactérias, podendo desencadear conjuntivite, alergias ou blefarite, que é a inflamação das pálpebras e glândulas de meibomius.

O médico oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Pedro Gomes, aconselha moderação na quantidade de maquiagem e evitar o uso de produtos vencidos. “As maquiagens são repletas de compostos químicos que, em contato com os olhos, podem causar desde conjuntivite química até, em casos mais graves, lesões na córnea”, alerta.

Oftalmologista esclarece sobre os excessos com maquiagem, álcool e aglomeração durante a folia
Especialistas alertam que agir prontamente é essencial para evitar potenciais complicações e preservar a saúde visual. Foto: Belotur

Além dos cuidados com a maquiagem, outros fatores durante o Carnaval também podem representar riscos para a saúde ocular. O consumo excessivo de álcool é um deles, pois, segundo o especialista, as bebidas alcoólicas causam desidratação, tornando os olhos mais propensos a ficarem secos e irritados, aumentando a suscetibilidade a contaminações.

A aglomeração característica do Carnaval também demanda atenção, pois a proximidade excessiva facilita a transmissão de infecções oculares causadas por bactérias, fungos ou vírus. “O contato direto com mãos contaminadas e objetos compartilhados aumenta a probabilidade de contrair doenças relacionadas aos olhos”, conforme destaca Pedro Gomes.

Então, se liga nas dicas de como se cuidar e aproveitar a folia da melhor maneira:
• Evite passar muita maquiagem e glitter na região dos olhos
• Evite usar produtos vencidos
• Retire com cuidado a maquiagem do rosto
• Maneire no consumo de bebidas alcoólicas
• Evite coçar os olhos
• Higienize bem as mãos antes de tocar nos olhos
• Não compartilhe itens como maquiagem, óculos de sol ou máscaras de fantasias

Portanto, ao se preparar para os dias festivos, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia reforça a importância de cuidados específicos para garantir que a celebração do Carnaval seja segura e livre de complicações para a saúde ocular.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA