Crochê, recortes ousados e acessórios vibrantes marcam a temporada de moda praia, com opções para todos os gostos e estilos
Por Jessica Coutinho
Em 2025, as tendências de moda praia ganham novas cores, formas e texturas, prometendo um look sofisticado e cheio de personalidade para as brasileiras. Com o calor chegam novas tendencias para quem busca conforto, estilo e sofisticação.
Desde o crochê artesanal até os modelos de biquínis mais sofisticados com recortes e drapeados, as tendências prometem agradar todos os gostos. A consultora de moda Jani Valença compartilha as principais apostas para a temporada mais quente do ano.
Crochê, crochê & crochê
Entre as grandes tendências para 2025, o crochê se destaca como uma verdadeira estrela. A peça artesanal, que remete a um estilo rústico e único, aparece em uma variedade de opções.
Biquínis, maiôs, vestidos e até bolsas ganham esse toque especial, proporcionando looks descomplicados e cheios de charme. Várias famosas como a cantora Anitta, apostam na tendência. A cantora inclusive usou peças da marca capixaba Favorito Crochê.
Ver essa foto no Instagram
O crochê, no entanto, não se limita ao estilo boho. Ele é reinterpretado de forma mais sofisticada, sendo combinado com outras peças, como alfaiataria, para criar visuais modernos e ousados.
“Sem dúvida nenhuma, o feito à mão. O crochê é a estrela do verão 2025. Você pode usar em bolsa, calças, vestidos, biquínis e maiôs. Nas cores, temos os tons de marrom, dos mais claros aos mais escuros. Assim como o verde e o laranja. Chapéus no estilo cowgirl vêm com tudo.”, afirma Jani Valença.
Recortes, Assimetria e Drapeados
Os biquínis e maiôs também recebem uma repaginada. Recortes estratégicos, drapeados e assimetrias tornam esses modelos mais sofisticados e modernos. Os detalhes nas peças são pensados para valorizar a silhueta, tornando a moda praia de 2025 mais elegante e sensual, mas sem perder o conforto.

“Biquínis e maiôs com recortes estratégicos, assimetria e drapeados, deixam a moda praia mais sofisticada. Usar essas peças com peças em alfaiataria, como uma boa calça em linho, ou camisa, faz toda diferença.”, complementa a consultora.
Acessórios são indispensáveis
Os acessórios também ganham destaque nesta temporada. O bodychain, acessório que contorna o corpo, se torna uma grande aposta, ao lado de peças bicolores, com aplicação de flores e laços, que conferem um toque mais lúdico ao look. Chapéus no estilo cowgirl, como o da marca Soul Zen, já conhecidos por darem um toque despojado aos looks de praia, aparecem com mais força, proporcionando tanto estilo quanto proteção.
Ver essa foto no Instagram
Outro item que deve bombar são os óculos de sol com lentes coloridas, que oferecem não só proteção, mas também um toque fashion. “Óculos de sol com lentes cosméticas, óculos de sol menores. Os lenços são a grande aposta para a estação. Você pode usar na cabeça, na cintura, como saia, como blusa! Bolsa e chapéu de palha.”, diz Jani, destacando a versatilidade dos acessórios dessa temporada.

Os bonés também aparecem com força, além de protegerem, trazem estilo ao look. Acessórios com tema mar, como conchas, aparecem nas pregadeiras para cabelo, colares, brincos e cintos, trazendo um toque náutico para o visual.
Reciclando looks
Para quem tem peças antigas no guarda-roupa, a boa notícia é que a moda praia de 2025 também permite adaptar itens mais clássicos às novas tendências. A consultora de moda revela que o segredo é combinar essas peças com itens contemporâneos. “Acho que o grande truque é usar com peças como calça e camisa. Uma boa calça usada com um maiô que você já tenha, e com uns acessórios, vai parecer algo novo. Acrescentar bastante acessórios. Ter peças com uma modelagem básica, aquele bom e velho biquíni cortininha.”, afirma Valença.

Além disso, é possível apostar em acessórios para dar uma cara nova a modelos antigos. Biquínis cortininha, que nunca saem de moda, podem ser usados com peças como calças e saídas de praia, além de serem complementados por acessórios modernos, como os bodychains ou lenços, para garantir que o visual continue atual.
Todas as marcas citadas na matéria são capixabas.

