25 C
Vitória
domingo, 5 abril, 2020

Pets fazem diferença na rotina de idosos

Leia Também

Metade de calorias consumidas por brasileiros vem de alimentos frescos

Segundo o levantamento, dentre os alimentos in natura e minimamente processados, o arroz correspondeu a 15,6% das calorias totais, seguido do leite, com 5%.

Pandemia: 5 dicas para quem quer entrar no mercado

Em meio aos diversos grupos impactados pela pandemia do coronavírus no país, plataformas online, redes sociais e grupos são opções para o período.

Produtores de alimentos orgânicos entregam encomendas em casa

Os consumidores podem encomendar os alimentos com os produtores ou com os empreendimentos agrícolas. A entrega deve ser combinada com o fornecedor.

Covid-19 no Brasil: 432 mortes e mais de 10 mil casos confirmados

Balanço do Ministério da Saúde divulgado neste sábado (4) aponta para 73 novos óbitos no país em razão da covid-19 O balanço dos casos de...

Cuidar de animais de estimação pode trazer benefícios para o corpo e a mente e ainda contribuir para o envelhecimento saudável

A companhia de um animal de estimação pode mudar a vida de muitas pessoas. Os animais, principalmente os mais dóceis, como cães e gatos, amam os seus donos e a companhia deles pode trazer muitos benefícios para saúde de quem cria os bichinhos, especialmente na velhice.

Segundo o psicólogo da Jequitibá Residência Assistida, Gustavo Souza, a interação frequente dos idosos com animais domésticos contribui para a manutenção de uma rotina ativa e faz com que eles se sintam menos solitários e, consequentemente, menos propensos a doenças.

“As vantagens físicas e emocionais são muitas. Os cachorros, por exemplo, são excelentes para estimular as atividades físicas e facilitar a socialização com outras pessoas, e evitar com isso a solidão nessa fase da vida. Sair para caminhadas eventuais na companhia do cachorro ou mesmo se distrair, cuidando e brincando com ele dentro de casa, são tarefas bastante estimulantes e prazerosas, já que envolvem exercícios de funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, etc) e corporais (levantar, agachar, etc.)”, afirma.

Os benefícios de ter um animais de estimação na terceira idade são muitos
Psicólogo Gustavo Souza (Foto – Divulgação)

Parceria ideal

No entanto, ao escolher um animal de estimação, medidas devem ser tomados para que a convivência dos idosos com os animais se encaixem bem na rotina e seja agradável para ambos. De acordo com a enfermeira especializada em Terapia Intensiva para Adulto da Jequitibá Residência Assistida, Larissa de Oliveira, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração.

“Informações sobre a raça e os hábitos devem ser bem conhecidos e adequados às possíveis limitações do idoso. Mantenha a saúde do animal em dia para não transmitir nenhuma doença ou representar qualquer risco à saúde. Caso algum morador tenha alergias, escolha animais ou raças que não soltem pelos. Considere também se os gastos com alimentação, higiene e veterinário se encaixam no orçamento familiar. E cuidado com os bichinhos que gostam de se entrelaçar nas pernas, pois eles podem provocar quedas”, sugere a enfermeira.

Leia também

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.
Continua após publicidade