24.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Mutirão orienta pacientes que aguardam cirurgia bariátrica

O objetivo é tirar dúvidas e dar encaminhamentos aos pacientes sobre o pré-operatório

Mais conhecido por ser o mês da campanha de prevenção sobre o câncer de mama, outubro também é o mês de conscientização sobre obesidade. Por isso, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) promove neste sábado (5) um mutirão de orientação para pacientes inscritos no no Programa de Cirurgia Bariátrica.

A ação será realizada em parceria com a Sociedade Capixaba de Endocrinologia e tem como objetivo orientar os pacientes sobre o pré-operatório e tratar comorbidades, como diabetes, hipertensão e obesidade. A entidade é uma das das três unidades de saúde que realizam cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

- Continua após a publicidade -

O coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HEVV, Tarcisio Zovico, disse que é comum os pacientes atrasarem a realização da cirurgia por não estarem fisicamente aptos a passar pelo procedimento. Isso porque a bariátrica precisa ser feita em condições que garantam a segurança do paciente e que favoreçam a recuperação após a cirurgia.

“Para isso, o paciente também precisa fazer a sua parte, controlando o diabetes, por exemplo”, explica Zovico, destacando que a orientação sobre esse tema será um dos focos do mutirão.

Outro aspecto a ser abordado, segundo o médico, é a necessidade de o paciente diminuir o peso antes da cirurgia, o que também é um dos fatores que contribui para o sucesso do procedimento.

O atendimento aos pacientes, durante o mutirão, será feito por uma equipe multidisciplinar do HEVV e da Sociedade Capixaba de Endocrinologia. Além de médicos endocrinologistas, a equipe inclui enfermeiro, nutricionista e psicólogo. O mutirão será no HEVV, das 8 às 12 horas, e serão atendidos cerca de 50 pacientes previamente inscritos, que já fazem parte do Programa de Cirurgia Bariátrica do hospital.

O HEVV realiza em média 20 cirurgias do tipo por mês pelo SUS. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas inscritas no Programa de Cirurgia Bariátrica do hospital aguardam pelo procedimento.

Leia também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA