28.2 C
Vitória
domingo, 29 março, 2020

Você está preparado para ficar velho?

Leia Também

Covid-19: presos ganham liberdade por liminar

Justiça determinar a soltura de todos os presos do Espírito Santo, cuja liberdade provisória tenha sido condicionada ao pagamento de fiança.

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

Estado anuncia apoio de R$ 300 milhões para manutenção de empregos

Medidas contemplam abertura de linhas de crédito e prorrogação de taxas estaduais por 90 dias como ICMS do Simples Nacional.

É preciso pensar que uma velhice saudável se constrói antes dela chegar

Ficar velho, apesar de ser o destino natural de todos, é um assunto quase proibido, visto como algo pesado, tanto para quem já chegou lá quanto para quem tem algum idoso para cuidar na família. Fato é que ainda não é um hábito planejar a velhice enquanto se é jovem, para passar por essa etapa da vida de forma saudável, ativa e equilibrada.

Esse, entretanto, seria o comportamento mais indicado. Pensar na velhice quando se é novo não é corriqueiro, mas não precisa ser negativo. Ao mudar essa cultura, diminuímos as chances de sermos idosos passivos, para sermos protagonistas de nossas vidas também mais tarde.

O primeiro passo para planejar a velhice é pensar em quanto se pode viver, levando em conta a expectativa de vida da população e características pessoais e familiares. Se penso em viver 95 anos, tenho que entender que uma boa parte da vida será desfrutada como idoso. Planejar esse período vai além da questão financeira, envolve saúde, relacionamentos, espiritualidade, etc.

Após a aposentadoria, a renda é reduzida e os custos aumentam. É preciso ter uma reserva de recursos para essa conta fechar.

A vida produtiva não é a única que se tem, por isso é preciso se preparar para parar de produzir. Quando se é idoso, a produtividade é reduzida, até chegar ao encerramento da carreira. Isso não significa se tornar inútil, mas desenvolver habilidades ou resgatar práticas, mantendo-se ativo. Nesse aspecto, muitos optam por trabalhos voluntários, dão palestras, integram-se a uma entidade filantrópica.

Além disso, poupar dinheiro quando jovem para usufruir na velhice é um comportamento prudente. Após a aposentadoria, a renda é reduzida e os custos aumentam. É preciso ter uma reserva de recursos para essa conta fechar.

No aspecto da saúde, é preciso pensar que uma velhice saudável se constrói na infância, na juventude e quando adulto, e não ao se tornar idoso. Quem quer ser ativo mais tarde precisa ter bons hábitos cedo e fazer checkups médicos regulares.

Outro ponto fundamental é que os relacionamentos que se manterão até o final da vida são estabelecidos quando se é jovem. Muitos idosos têm dificuldades de aceitar cuidados, porque tiveram relacionamentos superficiais com familiares. Estabelecer laços de confiança com cônjuges, filhos e amigos quando jovem tem reflexos também na idade avançada.


Gustavo Souza é psicólogo

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade