25.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Ales discute ações contra droga norte-americana

Proposta discute a regulação da circulação do fentanil no Espírito Santo; Em fevereiro, Polícia Civil apreendeu 31 frascos da droga em Cariacica

Por Redação

A Assembleia Legislativa do Espirito Santo discute o Projeto de Lei que regulamenta a circulação do fentanil em solo capixaba. A droga, que possui efeito mais potente que a morfina, acendeu o alerta das autoridades brasileiras devido a grande circulação registrada nos últimos meses.

- Continua após a publicidade -

O uso do fentanil por parte de jovens e adolescentes já é tratado como uma grave crise de saúde e segurança nos Estados Unidos. No Brasil, a Polícia Civil já realizou diversas apreensões da mercadoria em grande volume, sendo a maior delas no Espírito Santo.

Em fevereiro deste ano, os militares realizaram a apreensão de 31 frascos de fentanil em uma zona rural de Cariacica. Outras drogas também foram encontradas na ação que desarticulou um laboratório de tráfico de drogas.

A proposição do deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) proíbe a comercialização, distribuição, aquisição, estocagem, transporte, posse e uso da substância para fins ilícitos no Estado, tendo como referência central a Lei Federal 11.343/2006 (Lei de Drogas).

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Saúde, Segurança, Política sobre Drogas e Finanças.

Além das medidas de combate, o PL prevê também ações de conscientização e prevenção do uso do fentanil a partir de parcerias entre as áreas de segurança pública e saúde.

Uma das medidas previstas é a capacitação de profissionais para o atendimento a usuários de fentanil e na promoção de ações de prevenção ao uso indevido da substância.

A medida apresentada por Denninho prevê que devem ser realiAdos registros para fiscalização do medicamento em hospitais públicos e privados, além de medidas de prevenção de furtos e desvios.

“O fentanil é uma substância altamente perigosa e letal, que tem sido utilizada de forma abusiva por grupos criminosos para a produção de drogas ilícitas, tais como a heroína e o crack. Além disso, ele também é utilizado indevidamente como droga alucinógena, representando um grande risco à saúde pública e à segurança”, afirmou o deputado.

O parlamentar ainda destacou a importância das medidas propostas em solo capixaba, onde a substância já foi encontrada.

“A maior apreensão dessa droga na história do país foi realizada no Espírito Santo, sendo o fato notificado em toda mídia nacional”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA