- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

A criopreservação de óvulos como esperança de quem quer ser mãe

Infelizmente, as operadoras e seguradoras de plano de saúde mesmo sabendo desta triste realidade acabam negando o procedimento chamado “Captação de Óvulos”

Por Raphael Wilson Stein

A notícia do câncer é sempre desesperadora em qualquer família, sem dúvida alguma, principalmente quando há o desejo de ser mãe da mulher que descobriu a doença com potencial de letalidade, e precisa iniciar o tratamento quimioterápico sem demora, mas sabe que ele poderá lhe custar o efeito adverso da infertilidade – definitiva ou temporária, ante o risco de destruição das suas células ovarianas sadias indispensáveis ao seu sistema reprodutor.

Afinal, apenas para o câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), tem-se a incidência aproximada de 73.610 novos casos para cada ano considerando o triênio de 2023 a 2025, o que totaliza 220.830 novos casos ao final desse período, representando um número impressionante de disseminação da doença no território brasileiro.

- Continua após a publicidade -

Infelizmente, as operadoras e seguradoras de plano de saúde mesmo sabendo desta triste realidade acabam negando o procedimento chamado: “Criopreservação de Óvulos” ou “Captação de Óvulos” que, de forma bem objetiva, significa o congelamento dos óvulos sadios da mulher antes de ela iniciar o processo de quimioterapia, objetivando assegurá-la a fertilidade após o tratamento, para que ela possa realizar o sonho de ser mãe.

Conteúdo em Alta

A importância da GWM e o papel do...
22 de abril, Terra, Água e a Descoberta...
Desemprego cai a 5,6% em maio segundo IBGE
Equidade e liderança feminina fortalecem agenda ESG
Educação dos meninos pode ser o caminho contra...
Longevidade no trabalho
A Ideologia das Coisas Inexplicáveis
U2 Lança EP Surpresa com Conteúdo Político
Empresários cobram qualificação de mão de obra no...
Inovação, ESG e os impactos na transformação da...

Ocorre que essas negativas são indevidas e ilegais na grande maioria dos casos. A “Criopreservação de Óvulos” consiste em técnica reconhecida dentro da Medicina, não sendo à toa que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), órgão máximo do Poder Judiciário quanto à interpretação que se deve dar à legislação federal do país, decidiu que sua negativa viola o direito das mulheres, inclusive o de ser mãe, sendo de cobertura obrigatória pelas operadoras e seguradoras de plano de saúde até a alta do tratamento de quimioterapia.

Portanto, a mulher que teve esse tratamento negado poderá obtê-lo na via judicial, já no início do processo por meio da chamada “tutela antecipada”, se ficar comprovado, especialmente, a sua necessidade e a sua urgência, cenário que irá demandar, claro, a análise prévia do caso concreto pelo advogado contratado, a fim de que seja feito o estudo da viabilidade jurídica desta medida.

Raphael Wilson Loureiro Stein é advogado militante há 12 anos, especialista em Direito Processual Civil, Empresarial e em Direito Médico e Bioética. Concentra sua atuação nas causas contra planos de saúde em todo Brasil.

- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Mais Artigos

Continua após publicidade

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade
- Publicidade -

Vida Capixaba