25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mais recursos para atendimento a pessoas em situação de rua

De acordo com a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, as ações direcionadas ao público foram intensificados desde o início da pandemia

Cachoeiro de Itapemirim receberá mais recursos para o tratamento de pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a verba será doada pelo governo estadual, que repassará R$ 376,2 mil para a realização de ações em três meses.

O repasse deverá ser concretizado nas próximas semanas. E para ter acesso aos recursos, a Semdes teve de elaborar um plano de trabalho para atender às condições do governo estadual.

- Continua após a publicidade -

A verba será utilizada para garantir a ampliação da capacidade de atendimento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop – Espaço Vida), de 66 para 99 pessoas por mês.

abordagem
Profissionais da Semed abordando uma pessoa em situação de rua. – Foto: Márcia Leal

Também haverá extensão do horário de atendimento do Centro Pop para o período noturno – que já está em funcionamento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira -, disponibilizando quatro alimentações diárias; entrega semanal de kit de higiene para os usuários e garantia da manutenção de oito vagas para pessoas com sintomas de Covid-19 em um abrigo temporário.

“Neste momento em que as vulnerabilidades sociais se tornam mais evidentes, esse projeto tem uma importância enorme. Nós acreditamos tanto nele que iniciamos o abrigo para pessoas sintomáticas ainda em maio. A abordagem social para sensibilizar a população em situação de rua sobre a pandemia tem dado resultado”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Atendimentos

Desde o início da pandemia, a Semdes tem intensificado o trabalho social junto às pessoas em situação de rua. O Centro Pop já realizou 378 atendimentos nesse período. A oferta de abrigo especial para pessoas com sintomas de Covid-19 teve início no dia 25 de maio, na qual abrigou oito pessoas. Outras 35 pessoas foram acolhidas na Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”, mantida pela Cáritas Diocesana.

Além dos recursos do governo estadual, a Prefeitura de Cachoeiro também recebeu R$ 803.460 do governo federal para ações de assistência social durante a pandemia. O valor está sendo utilizado para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para servidores; aquisição de alimentos para lares de longa permanência de idosos e manutenção de vagas em instituições de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade social – incluindo população em situação de rua.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA