25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Cinco dicas para a manutenção do pneu do seu carro

A saúde dos pneus estão diretamente relacionadas à manutenção do seu veículo e o modo como você conduz

Antes de viajar ou até mesmo para o dia a dia, o carro deve passar por uma revisão completa. O que boa parte dos motoristas podem esquecer na hora das revisões é a manutenção dos pneus, parte importante do carro que além de garantir a economia também garante segurança.

De acordo com o gerente da unidade de Vitória da Vitória Motors Jeep, Francisco Braga, os pneus, por estarem em contato direto com o solo, acabam transmitindo todas as irregularidades do terreno para o carro. Um pneu em más condições acaba sendo responsável por uma série de danos ao veículo. “Suspensão, amortecedores, sistema de tração, freios e até consumo de combustível podem ser afetados pela falta de manutenção”, explica.

- Continua após a publicidade -

O supervisor de pós-vendas da Vitória Motors Mercedes-Benz, Danilo de Rezende ressalta o risco de acidentes quando não há uma manutenção periódica nos pneus. “Além da perda da estabilidade, com a falta de manutenção, ocorre uma diminuição do tempo de frenagem. Com isso, o carro vai parar em uma maior distância caso tenha um pneu desgastado. Isso pode resultar em um acidente”, afirma.

Para ajudar os motoristas nessa missão, os especialistas apontam cinco dicas para prolongar a vida útil dos pneus. Confira!

Calibragem

Consulte o manual do seu veículo para saber qual a calibragem ideal dos pneus. E lembre-se: a pressão deve ser feita com os pneus frios, nunca após tê-los esquentado, como em uma rodovia.

Pneus originais

Mantenha a originalidade de fábrica, o pneu tem medidas e limites de cargas específicos que devem ser preservados.

Manutenção do veículo

A manutenção geral do seu veículo é importante para também prolongar a vida útil dos pneus. Vale ficar atento a detalhes como trepidações e tendências do volante puxar para o lado, que podem significar desbalanceamento e desalinhamento.

Condução

O modo como você dirige seu carro está diretamente relacionado à “saúde” dos pneus. Acelerações e frenagens muito bruscas desgastam mais. Conduza seu veículo de forma leve.

Cuidado com buracos

Evite transitar em pavimentos muito esburacados, caso não seja possível, dirija em velocidade reduzida para não danificar a estrutura do pneu. Cuidado também com as valetas e para não subir em guias.

Com informações da Aldeia Conteúdo

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA