Organize o dia a dia da criança e evite estresse

Foto: Reprodução

Depois de longas férias, rotina dá segurança aos pequenos

O período de volta às aulas, muitas vezes, acaba sendo confuso e, de certa forma, estressante para criança e também para os familiares. Depois das longas férias, é muito importante estabelecer uma boa rotina para que os dias sejam mais tranquilos para todos. Algumas medidas devem ser adotadas antes do retorno à escola, como a readequação da hora de dormir e acordar e a preparação do material escolar.

O psicólogo do programa Viver Bem da Unimed Vitória, Vinícius Grassi, explicou que organizar a rotina de sono, tanto para os pais quanto para os filhos, é o primeiro passo para evitar desgastes.

“É importante definir o horário limite para estarem todos na cama, por isso, é interessante estimulá-los a voltar a dormir no horário anterior às férias, mesmo que no começo eles relutem, assim como condicioná-los novamente a acordar na hora que mais se encaixe a seu ritmo de estudos e demais atividades”, pontuou.

Se as crianças não estudam pela manhã, pode até deixá-las dormir um pouco mais. “Mas dormir até tarde não é muito bom porque acaba roubando tempo e disposição das crianças. Estabeleça um horário médio para que se levantem”, orientou o especialista.

Vinícius Grassi diz que é importante ter horários definidos para as outras atividades também, como as refeições, banho e dever de casa. “Isso ajuda a dar mais segurança e tranquilidade ao dia a dia da criança e dos pais”.

Confira mais algumas dicas do psicólogo que vão te ajudar a colocar ordem no cotidiano das crianças:

1 – Organize a mochila do seu filho ou filha na rotina noturna, antes de dormir. Todos os dias, arrume a mochila e deixe-a pronta num lugar acessível. Envolva a criança nessa organização, para que ela também se sinta responsável por essa atividade e ganhe autonomia.

2 – Deixe a lancheira previamente pronta. Separar o lanche na noite anterior vai evitar perda de tempo no dia seguinte. Se a criança compra lanche na escola, já deixe o dinheiro trocado e separado no dia anterior também. Há escolas que oferecem a possibilidade de comprar os tickets dos alimentos. Isso pode ajudar porque você consegue se organizar para o mês inteiro.

3 – Crie uma rotina de quem leva e quem busca a criança na escola, em que lugar a pegará e em que horário. Isso evita contratempos.

4 – É importante ter uma rotina pós-chegada da escola: definir a ordem do banho, refeição e lição de casa, assim como o tempo que a criança terá para brincar e descansar. Essa organização pode ser feita juntamente com seu filho, inclusive, criando com ele uma tabela das atividades.

5 – Quando a criança ainda é pequena, é fundamental deixar clara a rotina, e não somente pela fala. Você pode fazer um quadro de atividades, utilizando desenhos feitos à mão, colagens com gravuras, entre outros recursos.

6 – Em relação aos suprimentos diários, como lanches e material que ele precisa no cotidiano da escola, é interessante fazer uma lista e comprar previamente, para não ter que fazer nada de última hora.

7 – Acompanhe de perto o cotidiano escolar do seu filho, mantendo-se informado sobre as atividades extras e o rendimento dele em sala de aula. Isso dá segurança à criança e a você também.

8 – Nunca se esqueça de que as crianças precisam do tempo do ócio. Isso contribui para a saúde mental e física do pequeno, além de estimular a criatividade. Curtir uma preguicinha de vez em quando também faz parte do dia a dia.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!