Estresse excessivo pode prejudicar a saúde vascular

0
2394
Foto: Freepik

A correria e a cobrança do dia a dia podem gerar sérios danos à saúde

Por Patrícia Battestin

Trabalhar, manter a casa organizada, treinar, cuidar da saúde mental… É isso que a sociedade nos impõe na atualidade. Mas entre o ideal e a realidade existe um longo caminho.

- Continua após a publicidade -

Esse ritmo frenético em que levamos a vida, acompanhado de frustrações, exigências e desafios, nos leva a momentos de estresse no dia a dia. E o resultado pode ser complicações à saúde, principalmente a vascular. 

Não faltam exemplos de como a vida é uma correria só. Muita gente sai de casa cedo para trabalhar, faz exercícios na hora do almoço, se alimenta às pressas, estuda e se cobra, se cobra muito. Segundo a médica, Moriane Lorenzoni, situações de estresse excessivo e de forma frequente, provocam o aumento da produção de glóbulos brancos no organismo podendo elevar os riscos de doenças como a trombose e embolia.

“Os glóbulos brancos fazem parte do nosso sistema imunológico, porém, em grande quantidade podem se acumular na parede das veias, complicando o fluxo sanguíneo e aumentando a possibilidade de formação de coágulos. Esse coágulo, a fórmula sólida do sangue, pode resultar em uma série de complicações, como trombose venosa profunda, hemorragias e embolia”, esclarece a cirurgiã vascular.

A médica ainda ressalta que outra reação do corpo em situação de estresse é a liberação de cortisol e adrenalina que causam a diminuição do fluxo sanguíneo. Diante disso, algumas funções corporais ficam prejudicadas e sintomas como frieza ou dormência nas mãos e pés devido à insuficiência de sangue chegando nas extremidades; tons azulados ou arroxeados nas pernas podem surgir.

Doenças cardiovasculares também podem surgir devido ao estresse. Em situação frequente pode gerar o acionamento do sistema de defesa, que causa o desgaste do organismo. “Nessa situação, o resultado pode causar o aumento da pressão arterial, infartos e até um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame”, afirma.

Moriane ressalta que hábitos como praticar atividades físicas, parar de fumar; ter alimentação saudável, usar meias elásticas; manter o peso corporal ideal e evitar situações de estresse são as principais orientações para uma boa saúde vascular. Além disso, sempre que possível, passar pela avaliação de um especialista na área.

Sintomas de trombose venosa

Entre os sintomas de trombose venosa estão rigidez e dificuldade de movimentar o local, inchaço (edema), sensação de queimação e peso constante nas pernas e dor no local.

Sintomas de Embolia

Sintomas comuns são dor repentina no peito, que vai aumentando gradualmente a intensidade; falta de ar; ansiedade; palidez e aumento repentino dos batimentos cardíacos.

Sintomas de AVC

Entre os sintomas de embolia estão fraqueza de um lado do corpo, alteração ou perda de visão, dificuldade para falar, desvio de rima labial (sorriso torto), desequilíbrio e tontura, alterações na sensibilidade, dores de cabeça fortes e persistentes, dificuldade para engolir.

Em caso de algum desconforto, ou sintoma mencionado, procure um médico para fazer uma avaliação.

*Matéria publicada originalmente em 5 de outubro de 2022