25.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 janeiro, 2022

Viana quer se tornar Capital da Alimentação Orgânica e Agroecológica

A cidade está convocando produtores rurais de pequeno e médio porte a aderirem ao programa

Por meio do Sistema de Produção Agroecológica da cidade de Viana (SPAV), o município quer que as unidades rurais passem a produzir alimentos sem a adição de agrotóxicos. Os agricultores que quiserem participar precisam se inscrever, conforme edital lançado essa semana.

Em contrapartida, os produtores receberão assistência técnica gratuita ao plantio e ao manejo, apoio no uso de horas-máquina, compostagem e possibilidade de venda a valor maior, inclusive em compras municipais.

A idéia é que o programa torne a cidade de Viana a capital estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica, produzindo alimentos mais saudáveis e valorizando o que é produzido no campo.

Parceiros

A implementação do sistema de produção agroecológica na cidade faz parte de um esforço entre diversos atores institucionais e parte do planejamento estratégico do município. O projeto está ainda alinhando aos objetivos de desenvolvimento do milênio das Nações Unidas (ONU).

O projeto tem apoio do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), do Instituto Federal de Educação Tecnológica/ES (IFES), da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), das Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (CEASA), a Câmara Municipal de Viana, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Inscrições

As inscrições para os interessados estão abertas até 03 de dezembro. A seleção dos candidatos ocorrerá no dia 6 de dezembro e resultado final, no dia seguinte.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade