22.1 C
Vitória
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Viana quer se tornar Capital da Alimentação Orgânica e Agroecológica

Um dos objetivos é produzir alimentos sem a adição de agrotóxicos. Foto: Internet.

A cidade está convocando produtores rurais de pequeno e médio porte a aderirem ao programa

Por meio do Sistema de Produção Agroecológica da cidade de Viana (SPAV), o município quer que as unidades rurais passem a produzir alimentos sem a adição de agrotóxicos. Os agricultores que quiserem participar precisam se inscrever, conforme edital lançado essa semana.

Em contrapartida, os produtores receberão assistência técnica gratuita ao plantio e ao manejo, apoio no uso de horas-máquina, compostagem e possibilidade de venda a valor maior, inclusive em compras municipais.

A idéia é que o programa torne a cidade de Viana a capital estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica, produzindo alimentos mais saudáveis e valorizando o que é produzido no campo.

Parceiros

A implementação do sistema de produção agroecológica na cidade faz parte de um esforço entre diversos atores institucionais e parte do planejamento estratégico do município. O projeto está ainda alinhando aos objetivos de desenvolvimento do milênio das Nações Unidas (ONU).

O projeto tem apoio do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), do Instituto Federal de Educação Tecnológica/ES (IFES), da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), das Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (CEASA), a Câmara Municipal de Viana, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Inscrições

As inscrições para os interessados estão abertas até 03 de dezembro. A seleção dos candidatos ocorrerá no dia 6 de dezembro e resultado final, no dia seguinte.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade