Vai viajar de carro nas férias? Fique atento às dicas!

Fazer a revisão do carro evitar dor de cabeça na hora de viajar. - Foto: Reprodução

Para quem busca diversão e tranquilidade nas férias precisa se atentar a algumas dicas de um especialista

As festas de final de ano e as férias escolares chegaram! Esta época costuma movimentar bastante as estradas durante os meses de dezembro e janeiro, o que aumenta os riscos de problemas mecânicos ou acidentes com veículos. Por isso são necessários cuidados para que a viagem em busca de diversão e tranquilidade não se torne uma grande dor de cabeça.

Antes de pegar a estrada é necessário realizar uma revisão geral antecipada, assim fica garantida a segurança dos passageiros, uma vez que pane mecânica, problemas nos pneus e falhas elétricas são os principais problemas enfrentados pelos motoristas nas rodovias. E mesmo assim, nem sempre é possível evitar os percalços no caminho e, nesta hora, para não contar com a sorte ou precisar recorrer a guinchos e mecânicos desconhecidos, é fundamental ter um seguro auto com assistência 24h e ficar atento às cláusulas e serviços oferecidos.

A especialista em seguros e superintende da Ilha Azul Consultoria, Karolynne Cavedo, separou algumas dicas para quem pretende viajar não passar apertos:

Mas, o seguro cobre viagens nacionais e/ou internacionais? Karolynne explica que é importante frisar que seguros regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) oferecem cobertura em todo território nacional, mesmo para longas distâncias.

“Os seguros também possuem cobertura para os países do Mercosul, porém, é preciso contratar o RCF – Carta Verde, um seguro de responsabilidade civil obrigatório neste tipo de viagem, pois ele dará cobertura para veículos e bens danificados pelo carro segurado.”, destaca ela.

A especialista lembra ainda que é importante o motorista avisar ao seu corretor de seguro sobre o trajeto de sua viagem, pois assim, caso ocorra algum sinistro ele já estará com todas as informações e contatos necessários para um eventual atendimento.

Segundo a superintende da Ilha Azul Consultoria, Karolynne Cavedo, é importante o motorista avisar ao seu corretor de seguro sobre o trajeto de sua viagem para evitar sinistros. – Foto: Reprodução

Outro ponto é a cobertura de guincho. Nem sempre as apólices possuem este serviço e é necessária a contratação adicional através de serviços de assistência 24 horas. Nesta circunstância deve-se ficar atento a contratar uma distância que atenda ao seu perfil, pois a assistência com quilometragem ilimitada, geralmente, encarece o valor do seguro.

Outro ponto de atenção, segundo Karolynne é o carro reserva. Em apólices mais completas, algumas seguradoras oferecem o carro reserva, assim, caso o conserto do veículo demore alguns dias, a viagem não será interrompida. Esse serviço é opcional e pode ser solicitado pelo segurado na hora de cotar o seguro. Outra facilidade opcional que pode ser verificada é estadia em hotéis para aguardar o conserto do veículo, como em casos de problemas durante o período noturno e que não haja possibilidade de arrumá-lo até a manhã do dia seguinte.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário