27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Carros PCD: quem pode comprar?

A isenção de carros PCD pode ser aplicada a pessoas que nasceram com algum tipo de deficiência ou que adquiriram deficiências visuais, auditivas e motoras ao longo de suas vidas

A venda de carros para pessoas com deficiência (PcD) nunca foi tão alta. Para esse público que possui comprometimento total ou parcial de sua capacidade de dirigir, possui direito a adquirir um carro de até R$ 70 mil com isenção de impostos federais e estaduais.

Embora o mercado de automóveis ainda esteja se recuperando, a venda de carros para PCD em 2019 foi 30% maior quando comparado a agosto de 2018, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida (Abridef).

- Continua após a publicidade -

Outra exigência é que para adquirir estes veículos, eles devem ser fabricados no Brasil, ou em países do Mercosul, e equipados com câmbio automático ou automatizado. Apesar disso, não há restrição de valores e veículos PCD. Porém, o consumidor terá apenas direito ao desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), caso adquira um automóvel de preço mais alto.

E cada vez mais fabricantes, seguradoras e agências especializadas têm ofertado essas condições aos clientes. A Porto Seguro, por exemplo, já oferece uma modalidade específica para esse público. A empresa explica que, até então, o seguro precisava ser contratado de forma diferenciada, com uma clausula adicional para pessoas com deficiência.

Veículos

O mercado de veículos para pessoas com deficiência tem crescido e ganhado importância dentro das estratégias das montadoras. E quase todas as montadoras agora oferecem um carro ideal e com um preço bom ao cliente.

O desconto só é válido para veículos de passeio, excluindo os utilitários comerciais como picapes ou modelos a diesel. E ele deve ter câmbio automático ou automatizado. A Jeep é uma das que se destacam no meio, com o Renegade sendo considerado o carro do ano para a pessoa com deficiência em 2019.

jeep renegade
O Jeep Renegade foi considerado o carro do ano para a pessoa com deficiência em 2019. – Foto: Divulgação

O ranking é organizado por uma revista voltada ao público com deficiência e em processo de reabilitação. O Renegade ocupa o primeiro lugar, com 17% da preferência dos leitores, acompanhado por Hyndai Creta (15,5%) e Chevrolet Spin (13%) fechando o pódio.

Quem tem direito ao benefício?

Algumas doenças são reconhecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao tentar obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial. O interessado em garantir a isenção precisa obter um laudo de um médico perito de uma das clínicas credenciadas ao Detran de sua cidade.

Quais documentos são necessários?

O condutor precisa entrar com um pedido na Receita Federal para ter isenção do IPI e IOF, processo que levava até 120 dias. Com o novo sistema implementado pela instituição, pode ficar pronto em somente 72 horas. O pedido pode ser feito pelo site da Receita, por meio do Sisen. Assim, depois de aprovado, a isenção de ambos os impostos federais serão concedidos ao condutor.

As doenças e deficiências válidas para adquirir um veículo PcD:
  • Ausência ou má formação de membro: nanismo, mastectomia, quadrantectomia (retirada de parte da mama), amputação e encurtamento de membros (e familiares).
  • Problemas de coluna (graves ou crônicos): escoliose acentuada, espondilite anquilosante e hérnia de disco (e familiares).
  • Doença que afete braços e ombros: túnel do carpo, bursites, tendinite e manguito do rotador (e familiares).
  • Doença neurológica ou degenerativa: mal de Parkinson, síndrome de Down, AVC, paralisia cerebral, AVE, esclerose múltipla, usuário de talidomida e ostomia (e familiares).
  • Portadores de patologias: diabetes, hepatite C, HIV+, renais crônicos (com fístula), hemofílicos, cânceres, cardiopatia e linfomas (e familiares).
  • Paralisias: triplegia, triparesia, monoplegia, monoparesia, paraplegia, tetraplegia, tetraparesia, hemiplegia (e familiares).
  • Nervos e ossos: artrite, artrose, artrodese, lesões por esforços repetitivos, próteses internas e externas e poliomielite (e familiares).
  • Visual: acuidade visual menor que 20/200 (índice de Snellen) no melhor olho, campo visual menor que 20 graus ou ambos (e familiares).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA