29.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Carros PCD: quem pode comprar?

Leia Também

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Projeto de lei cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Saiba mais!

A isenção de carros PCD pode ser aplicada a pessoas que nasceram com algum tipo de deficiência ou que adquiriram deficiências visuais, auditivas e motoras ao longo de suas vidas

A venda de carros para pessoas com deficiência (PcD) nunca foi tão alta. Para esse público que possui comprometimento total ou parcial de sua capacidade de dirigir, possui direito a adquirir um carro de até R$ 70 mil com isenção de impostos federais e estaduais.

Embora o mercado de automóveis ainda esteja se recuperando, a venda de carros para PCD em 2019 foi 30% maior quando comparado a agosto de 2018, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida (Abridef).

Outra exigência é que para adquirir estes veículos, eles devem ser fabricados no Brasil, ou em países do Mercosul, e equipados com câmbio automático ou automatizado. Apesar disso, não há restrição de valores e veículos PCD. Porém, o consumidor terá apenas direito ao desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), caso adquira um automóvel de preço mais alto.

E cada vez mais fabricantes, seguradoras e agências especializadas têm ofertado essas condições aos clientes. A Porto Seguro, por exemplo, já oferece uma modalidade específica para esse público. A empresa explica que, até então, o seguro precisava ser contratado de forma diferenciada, com uma clausula adicional para pessoas com deficiência.

Veículos

O mercado de veículos para pessoas com deficiência tem crescido e ganhado importância dentro das estratégias das montadoras. E quase todas as montadoras agora oferecem um carro ideal e com um preço bom ao cliente.

O desconto só é válido para veículos de passeio, excluindo os utilitários comerciais como picapes ou modelos a diesel. E ele deve ter câmbio automático ou automatizado. A Jeep é uma das que se destacam no meio, com o Renegade sendo considerado o carro do ano para a pessoa com deficiência em 2019.

jeep renegade
O Jeep Renegade foi considerado o carro do ano para a pessoa com deficiência em 2019. – Foto: Divulgação

O ranking é organizado por uma revista voltada ao público com deficiência e em processo de reabilitação. O Renegade ocupa o primeiro lugar, com 17% da preferência dos leitores, acompanhado por Hyndai Creta (15,5%) e Chevrolet Spin (13%) fechando o pódio.

Quem tem direito ao benefício?

Algumas doenças são reconhecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao tentar obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial. O interessado em garantir a isenção precisa obter um laudo de um médico perito de uma das clínicas credenciadas ao Detran de sua cidade.

Quais documentos são necessários?

O condutor precisa entrar com um pedido na Receita Federal para ter isenção do IPI e IOF, processo que levava até 120 dias. Com o novo sistema implementado pela instituição, pode ficar pronto em somente 72 horas. O pedido pode ser feito pelo site da Receita, por meio do Sisen. Assim, depois de aprovado, a isenção de ambos os impostos federais serão concedidos ao condutor.

As doenças e deficiências válidas para adquirir um veículo PcD:
  • Ausência ou má formação de membro: nanismo, mastectomia, quadrantectomia (retirada de parte da mama), amputação e encurtamento de membros (e familiares).
  • Problemas de coluna (graves ou crônicos): escoliose acentuada, espondilite anquilosante e hérnia de disco (e familiares).
  • Doença que afete braços e ombros: túnel do carpo, bursites, tendinite e manguito do rotador (e familiares).
  • Doença neurológica ou degenerativa: mal de Parkinson, síndrome de Down, AVC, paralisia cerebral, AVE, esclerose múltipla, usuário de talidomida e ostomia (e familiares).
  • Portadores de patologias: diabetes, hepatite C, HIV+, renais crônicos (com fístula), hemofílicos, cânceres, cardiopatia e linfomas (e familiares).
  • Paralisias: triplegia, triparesia, monoplegia, monoparesia, paraplegia, tetraplegia, tetraparesia, hemiplegia (e familiares).
  • Nervos e ossos: artrite, artrose, artrodese, lesões por esforços repetitivos, próteses internas e externas e poliomielite (e familiares).
  • Visual: acuidade visual menor que 20/200 (índice de Snellen) no melhor olho, campo visual menor que 20 graus ou ambos (e familiares).

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade