Confira 4 erros que você não pode cometer com o seu carro no inverno

Foto: Shutterstock

Cada época do ano, exige uma série de cuidados específicos com o carro. E no inverno não é diferente. Confira as dicas de um especialista!

Não adianta pensar que a forma que você conduz e faz manutenção do veículo no verão é a mesma no inverno. Segundo o gerente geral da Land Vitória, Guto Roque, ter essa consciência é parte importante para aumentar o tempo de vida útil do automóvel e, principalmente, evitar acidentes.

“Apesar do inverno em Vitória não ser tão rigoroso, a verdade é que quando as temperaturas caem muitas pessoas costumam cometer os mesmos erros em relação aos seus carros. O veículo, em temperaturas baixas, não trabalha da mesma forma que em períodos quentes, e pode ter danos no motor e na bateria, por exemplo. Por isso, é preciso se atentar bastante aos detalhes que passam despercebidos no dia a dia. E acredite: eles contribuem até para segurança”, alertou Roque.

Listamos os hábitos mais comuns nessa época do ano que precisam ser corrigidos hoje mesmo. Confira!

  1. Não ajustar a velocidade

Esse é o primeiro ponto que coloca a segurança em perigo. No inverno, a neblina pode dificultar a direção. Por isso, não deve-se dirigir na mesma velocidade que costuma manter em um dia ensolarado de verão ao ir para as montanhas capixabas, por exemplo. É preciso sempre considerar imprevistos, especialmente se há dificuldade em enxergar a pista.

  1. Não usar o protetor de painel

É claro que o sol do verão é mais intenso, mas no inverno ele também aparece, principalmente, na parte da manhã. Por isso, se você tem o costume de usar para-sóis, não guarde-o no inverno. Essa é uma forma de proteger o painel de instrumentos.

  1. Não dar atenção à bateria

As temperaturas mais baixas fazem com que as baterias andem com um valor de carga inferior ao normal. E ela é mais exigida nessa época, devido uso de aquecimento, limpa para-brisas, luzes de nevoeiro, bancos aquecidos, entre outros recursos. Devido a isso, se ela estiver com problemas ou próximo do fim da sua vida útil, vai ser durante o inverno que isso será detectado. Fique atento aos primeiros sinais e troque-a.

  1. Não fazer a manutenção e substituição dos fluidos

A temperatura começou a cair? Não adie a manutenção do seu carro! Verifique os níveis de óleo, líquido do para-brisas e refrigeração. Caso viaje para um destino com temperaturas abaixo de zero, é indicado investir em um óleo mais fino e fluidos anticongelantes.

 

Conteúdo Publicitário