24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mais 61 mil doses das vacinas contra Covid-19 chegam aos municípios

O Estado começa a distribuir os imunizantes nesta quinta-feira (25) para a Grande Vitória e na sexta-feira (26) para o interior

Da Redação

A população capixaba conta com mais 61 mil doses das vacinas contra a Covid-19 em uso no Brasil. O carregamento dos imunizantes chegou ao Espírito Santo nessa quarta-feira (24). Segundo o governo do Estado, o público prioritário dessa fase da campanha de vacinação são os idosos acima de 80 anos e os trabalhadores que estão na linha de frente no combate.

- Continua após a publicidade -

Ao todo, são 38 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e 23 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). A previsão é de haver distribuição aos municípios da Região Metropolitana nesta quinta-feira (25). O envio às regionais de saúde da região Norte, Sul e Central acontece a partir de sexta-feira (26).

Para essa nova remessa, o Programa Nacional de Imunização definiu o envio de doses para completar a imunização de 100% dos idosos de 85 a 89 anos. São mais de 26 mil pessoas nessa faixa etária no Estado. Além disso, as vacinas serão aplicadas em 24% da população de 80 a 84 anos, que somam quase 45 mil. Já os trabalhadores da saúde somam 8% e são cerca de 124 mil pessoas no total.

Em relação às doses dos trabalhadores da saúde, a Sesa estabeleceu que desse quantitativo, destinará 5% a este público. Os demais 3% vão para complementar a imunização da população idosa. O quantitativo enviado obedece a critérios de proporcionalidade das populações dos grupos prioritários.

Público-alvo

O Ministério da Saúde definiu como público prioritário da primeira fase da campanha de vacinação trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência; pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas; indígenas aldeados; e idosos acima dos 75 anos.

Devido ao cenário de escassez de vacinas no Brasil, o Estado fez acordo com os municípios. O objetivo é garantir a vacinação de forma ordenada aos trabalhadores da saúde e aos idosos. No momento, o Estado apresenta 81% da população de trabalhadores da saúde imunizada. Já a vacinação de idosos de 85 a 89 anos vem sendo antecipada desde 17 de fevereiro.

Com informações do Governo do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA