23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Anvisa anuncia primeira vacina contra Covid-19 com registro definitivo

Os imunizantes já em uso no País conquistaram a aprovação para uso emergencial do órgão regulador federal

Por Mike Figueiredo

O Brasil conta com mais uma vacina liberada para imunizar a população. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização da vacina da empresa americana Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (23).

- Continua após a publicidade -

A equipe da Anvisa analisou os dados do imunizante Cominarty durante 17 dias. Esta é a primeira vacina a conseguir o registro definitivo no Brasil. Apesar da aprovação, o produto da Pfizer ainda não está disponível no País.

“O imunizante teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro. Esperamos que outras vacinas estejam em breve sendo avaliadas e aprovadas”, informou o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

O que diferencia o imunizante da Pfizer das outras já em uso é o tipo de registro. A CoronaVac e a vacina de Oxford conseguiram a aprovação para uso emergencial. Já a Pfizer conquistou o registro definitivo.

“O registro sanitário de um imunobiológico ou qualquer outro medicamento é a chancela de um órgão regulador sobre a qualidade, a eficácia e a segurança desse tipo de produto”, declarou Romison Mota, diretor da Anvisa.

Para receber o registro, o órgão federal analisou informações sobre o desenvolvimento farmacotécnico, o relatório técnico do produto e o relatório de experimentação terapêutica, sejam dos ensaios não clínicos e clínicos.

Com informações da Anvisa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA