Presidente do Sindbares/Abrasel no ES pontuou como bares, restaurantes e cafeterias estão no centro da experiência turística capixaba
Por Ludmila Azevedo
Na nova edição do Destinos ES, o turismo tem cheiro de comida boa, pratos que despertam memórias afetivas e muita oportunidade para quem está começando no mercado de trabalho. O convidado Rodrigo Vervloet, presidente do Sindbares/Abrasel no Espírito Santo, compartilhou os avanços e os desafios do setor de alimentação fora do lar, um dos motores da economia e da experiência turística capixaba.
“Somos 80% do faturamento da cadeia de turismo no estado. E metade das pessoas que trabalham nessa cadeia estão empregadas no setor de alimentação. É um setor de primeiro emprego, de ingresso profissional, então a gente tem que treinar mesmo. O único requisito é gostar de pessoas e estar disposto a trabalhar”, explicou Rodrigo.
Bares, lanchonetes, restaurantes, cafeterias, sorveterias… todos fazem parte de uma rede que o Sindbares/Abrasel representa para fortalecer a categoria. “Nosso objetivo é fomentar o setor de alimentação fora do lar. Todos esses empreendimentos podem nos procurar para capacitação, assessoria jurídica, parcerias com fornecedores, e outros serviços que ajudam a suavizar as dores de cabeça de quem está começando”, disse o empresário.
Segundo ele, o Espírito Santo tem dado passos importantes para valorizar o turismo e atrair mais visitantes. “Nosso estado começa a ter um olhar mais especial para isso. Temos praias, montanhas, uma gastronomia única e excelente. Queremos receber bem nossos visitantes e estamos nos especializando para isso”, ressaltou. E o especialista ainda acrescentou: “Desde o receptivo até o hotel, o motorista de aplicativo e o restaurante, precisamos de uma estratégia redonda para aprimorar a recepção ao turista.”
Além de atrair visitantes, o setor também abre portas para quem busca uma nova carreira. Rodrigo destaca programas como o Jovem Chef, feito em parceria com o Senac, que capacita jovens de periferia para atuar como líderes de cozinha. “A gente conecta as empresa com quem está em busca trabalho. Os alunos do Jovem Chef já saem do curso empregados.”
Com raízes fortes e muitas influências, a culinária capixaba encanta quem vem de fora. “Fomos o primeiro estado a receber imigrantes italianos. Sabemos preservar essa tradição muito bem, além das raízes alemãs e africanas, que estão presentes na nossa cultura até hoje. E o resultado é uma cozinha diversa e surpreendente. As pessoas ficam surpresas quando chegam aqui e se deparam com essa estrutura. O turista que vier vai sair com uma excelente percepção”, opinou o presidente.
Para Rodrigo, mais do que servir comida, o setor tem uma missão cultural. “Temos a responsabilidade de mostrar para o mundo a identidade capixaba. A missão de servir pessoas é muito nobre.”
Se quiser saber mais sobre como abrir um negócio, ter acesso aos benefícios disponíveis para os empreendedores ou se inscrever em uma capacitação, você pode buscar informações no site do Senac-ES, no Instagram @sindbares.abrasel ou ouvir o podcast Resenha de Bar, do Sindbares, com dicas práticas de empresários do ramo.

