O novo sistema, o SPEDVV, diminui em até 80% o tempo de tramitação, resultando em uma economia de cerca de R$ 4 milhões por ano aos cofres públicos
A partir de agora o cidadão de Vila Velha terá acesso a serviços por meio de um sistema eletrônico, lançado pela prefeitura do município nesta segunda-feira (22). Desta forma, será possível resolver licenças, cadastros e conseguir certidões expedidas pela PMVV.
O sistema é pioneiro e possibilita ferramentas para que um processo seja criado de forma eletrônica e pela internet, sem a necessidade da versão física. Sendo assim, ele diminuirá em até 80% o tempo de tramitação, resultando em uma economia de cerca de R$ 4 milhões aos cofres públicos.
Serão 18 serviços, como Transferência de Nome de Cadastro Imobiliário; Autorização para Eventos; Pedido de reparos na Iluminação Pública; Pedido de Poda de Árvores, Instalação e Manutenção de Sinalização e Lombada; Tapa Buraco; Recurso à multa de infração de trânsito; Pedido de Isenção de IPTU; entre outros.
Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero, no próximo mês entrarão mais alguns serviços, como Instalação e manutenção de sinalização de lombada, Licença para equipamento de elevadores, muito utilizado pelos condomínios e empresas da área de engenharia. Também entrará Licença para pequenas obras de calçada, Cadastro licenciamento de obras de forma geral, entre outros.

100% digital
Gumiero informou, ainda, que “o processo eletrônico SPEDVV vai trazer mais eficiência e qualidade na prestação dos serviços à população. Ninguém mais terá que vir na Prefeitura para fazer um protocolo, pode ser feito de casa ou escritório, além de acompanhar em tempo real sua tramitação”.
Segundo ele, o grande diferencial é que o sistema é 100% digital e o cidadão poderá fazer tudo de casa. “Ele fará um cadastro simplificado, tudo online; Além disso, é gratuito e o munícipe não paga nada para acessar. Então se ele quiser abrir o processo on-line não vai conseguir mais”, destacou.
Economia
De acordo com o secretário, cada processo físico custa cerca de R$ 60 ao poder público, desde à impressão, quantidade de folhas e tramitação até o local de armazenamento. Isso representa um gasto de R$ 4,2 milhões anuais, considerando que são cerca de 70 mil processos por ano. Com o sistema eletrônico, a impressão e o armazenamento, por exemplo, são desnecessários. E cada processo vai passar a custar para a PMVV cerca de R$ 4.
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Além disso, os processos físicos — hoje compostos, em média, por 50 páginas cada —representa um gasto de 3,5 milhões de folhas de papel ao ano. Como uma árvore resulta, aproximadamente, em 22 mil folhas A4; por meio do sistema eletrônico, 160 unidades deixarão de ser cortadas a cada ano.
Também tornará os processos mais ágeis. Haverá uma redução estimada do tempo de tramitação processual em até 80%, a depender do tipo de demanda. Tornando mais ágil e desburocratizado o atendimento na Prefeitura. Inclusive, assim que dê entrada em um processo, o cidadão consegue acompanhar a tramitação, recebendo um e-mail a cada nova movimentação.
Como acessar?
O cidadão interessado em abrir um processo poderá acessar o site da prefeitura e clicar no banner SPEDVV, do lado esquerdo ou clicar na aba “Processos” na barra superior, escolher a opção “Cidadão”. A partir daí, faça o cadastro gratuito.
Para realizar o cadastro é necessário e-mail, endereço, telefone de contato, além de foto de um documento de identificação e uma fotografia segurando o documento ao lado do rosto (para verificação). Desta forma, é possível iniciar um processo eletrônico, assinar documentos, consultar e despachar processos, autenticar documentos e consultar seus dossiês. Dúvidas podem entrar em contato com o Protocolo Geral.
Rafael Gumiero também disse que todo o cadastro é feito integramente pelo site da prefeitura, mas, em breve, poderá ser realizado pelo aplicativo do SPEDVV, que estará disponível a partir de julho para os sistemas operacionais IOS, Android.
Serviço
Protocolo Geral
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